15 Maio, 2019 15:48

Paulo Barros abre exposição comemorativa aos 30 anos de carreira

Exposição, que tem apoio do Governo do Estado, retrata as belas paisagens do Piauí

Paulo Barros
Exposição de fotografias de Paulo Barros (Paulo Barros)

O fotógrafo Paulo Barros comemora 30 anos de carreira com exposição que será aberta nesta quinta-feira (16), na Todeschini, na zona leste de Teresina. Nas imagens, ele faz uma retrospectiva e traz ao público o melhor de seu trabalho. A mostra, que também celebra os 80 anos da Todeschini, fica aberta até o dia 15 de junho e depois segue para o Festival de Inverno de Pedro II, no dia 20 de junho.

Com o apoio do Governo do Estado, a exposição foi proposta para ser itinerante e a meta é marcar presença nos eventos culturais realizados no Piauí e também em outros estados.

Segundo o fotógrafo, em três décadas foram muitas imagens registradas em todos os cantos do estado e para a exposição, foram selecionadas 30 imagens que considera relevantes com dimensão de 90x60. “É uma mostra do que gostaria de revelar do Piauí para o Brasil”, diz, lembrando que no começo de sua carreira, havia certo preconceito, pois o que se mostrava era retrato da fome, miséria. “Então, comecei a captar e através da minha lente destaquei um Piauí belo, um povo de resistência. Trouxe uma nova leitura fotográfica do estado”, explica Paulo Barros.

Paulo influenciou gerações e novos profissionais passaram a valorizar as belezas geográficas, o patrimônio cultural em suas fotografias. “Foi construído um novo olhar do Piauí”, diz, acrescentando que ainda há muita coisa a ser mostrada do estado.

Na exposição 30 anos de Fotografia, Paulo Barros traz uma síntese de seus inúmeros ensaios. O público verá imagens de cidades, o litoral esplêndido, o vaqueiro, o sertão com sua beleza e resistência, as janelas e o patrimônio.


Tags: