06 Dezembro, 2017 17:25

Encontro nacional das Ceasas é realizado no Piauí

Amanhã, dia 07, o encontro continua, com visita técnica ao mercado da Nova Ceasa, às 8h

Durante toda esta quarta-feira (6), foi realizado o Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), em Teresina. A abertura do evento aconteceu às 9h, no Metropolitan Hotel. A programação continua, nesta quinta (7), com visita técnica ao mercado da Nova Ceasa, às 8h.

O presidente da Abracen, Gustavo Fonseca; o presidente da Brastece, Waldir Lemos; e o diretor da Nova Ceasa, James Andrade, realizaram a abertura do evento que tem como tema: “Parceria Público-Privada, uma solução para as Ceasas do Brasil”. James Andrade,  a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, e o presidente da União de Permissionários da Ceasa (UPC), Robert Eudes, foram os palestrantes do encontro que reúne mais de sessenta diretores e comerciantes de diversas Ceasas do Brasil. 

O presidente da Abracen afirma que o modelo de gestão realizado pelo Governo do Estado do Piauí é um divisor de águas para as centrais de abastecimento em todo o país. "Por isso a importância de realizar um encontro nacional aqui no estado. Já visitei muitas centrais de abastecimento, no Brasil e fora daqui, e confesso que, por onde andei, ainda não tinha visto um modelo tão organizado como este. A intenção é que o mesmo possa inspirar outros estados para que façam melhorias substanciais", declarou Gustavo Fonseca. "É a primeira vez que o Piauí sedia um encontro nacional como este, mas tenho certeza que este será o primeiro de muitos", acrescentou.

O diretor da Nova Ceasa realizou uma mostra do trabalho feito nos últimos seis meses. "Preparamos um material para que todos entendam a situação em que recebemos o mercado da central piauiense. São fotos e vídeos com um raio-x do cenário antigo. Desde então, estamos, incansavelmente, realizando obras, reformas, campanhas de limpeza, dentre outras coisas. Recentemente, concluimos a construção de quatro novos estacionamentos, que geraram mais de 640 vagas para veículos estacionarem com segurança e conforto no entreposto. Realizamos ainda a criação da praça dos lojistas eventuais, reformamos e ampliamos a creche, sem falar das obras estruturais nos galpões, projeto de sinalização de trânsito, arborização, etc", explica James Andrade.

Recentemente, a Nova Ceasa recebeu o prêmio de segundo melhor projeto estadual de PPP do Brasil, durante solenidade, em São Paulo. A premiação foi recebida pelo diretor-presidente do entreposto, durante o evento PPP Awards & Conference Brazil 2017. A Ceasa piauiense vem sendo administrada pela iniciativa privada há seis meses, por meio de PPP. Ao todo, mais de R$ 3,7 milhões foram investidos no mercado em obras e reformas que visam reestruturar e modernizar o entreposto piauiense.

Autoria: Juliana Diniz