09 Novembro, 2018 14:36

Teresina sedia Congresso Nacional de Reabilitação na próxima semana

A partir da próxima quarta-feira (14) será realizado em Teresina o Congresso Nacional de Reabilitação. O evento, que segue até o dia 17 de novembro, é promovido pela Associação Reabilitar em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), e acontece no Gran Hotel Arrey.

Na programação do Congresso há uma série de atividades como palestras, workshops, simpósios, conferências, oficinas e cursos. Entre os principais palestrantes confirmados estão os neurocirurgiões Hougelle Simplício, do Rio Grande do Norte; Carla Moro, de Santa Catarina; Marcelo Riberto, de São Paulo; a fisiatra Matilde Sposito; a fisioterapeuta Eliene Lima, de São Paulo, que já atuou na AACD; além dos anfitriões, os neurocirurgiões Francisco Alencar e Benjamim Pessoa Vale e a equipe de reabilitação do Ceir.

Referência na área de reabilitação no Brasil, o neurocirurgião Hougelle Simplício, vai tratar sobre as “Perspectivas de engenharia para a reabilitação”. O médico é quem comanda a Conferência Magna “Interface Exoesqueleto e Cérebro”, após a abertura do evento.

Um dos principais objetivos do Congresso é o aprimoramento e a motivação de profissionais e acadêmicos. “O evento está sendo pensado e estruturado para ofertar aos participantes um estudo aprofundado sobre os principais aspectos da reabilitação, que, além de pensar na independência física do paciente, visam à humanização do tratamento e à valorização de vida. É um evento que já nasce grande e tem todas os elementos para ser tornar referência”, diz o superintendente executivo do Ceir, Francisco Alencar, idealizador do evento.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, no Centro de Estudos do Ceir, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. 

Pré-Congresso
Além dos simpósios programados nos quatro dias de congresso, nos dias 12, 13 e 14, serão realizados cursos pré-congresso, voltados para diversas áreas da reabilitação, com carga horária de 5 e 10 horas, que acontecem na sede do Ceir.

A programação científica contará com profissionais renomados do Brasil. O tema do congresso: “Tendências e Novidades em Reabilitação”, dará atenção à reabilitação de três tipos de deficiências: física, intelectual e auditiva e trará o que há de mais atualizado sobre a temática.

O público-alvo é formado por profissionais que atuam em diversas áreas da saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, odontólogos, da educação, entre outros interessados na temática.

Autoria: Juliana Nogueira