12 Setembro, 2017 15:31

Obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba serão concluídas em 2018

Ascom Seid
(Ascom Seid)

O secretário da Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, visitou, juntamente com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, as obras do Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba Daniely Dias. As construção está em andamento com a previsão de entrega para o próximo ano. "Nosso objetivo é descentralizar os serviços de reabilitação no Piauí, e aqui vamos proporcionar atendimento às pessoas da região Norte", afirmou Mauro Eduardo.

O Centro oferecerá os serviços de Reabilitação Visual, Auditiva, Física e Intelectual. A estimativa é que a unidade tenha a capacidade de atender cerca de 700 pacientes por mês. Os recursos para a construção do​ Centro de Rebailitação de Parnaíba estão garantidos. Uma emenda da deputada federal Rejane Dias destinou o valor de R$, 4,5 milhões. O projeto está orçado em R$ 5 milhões e também conta com recursos do tesouro estadual. O secretário afirmou que o compromisso do Governo do Estado é de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. 

Passo a Frente

Ainda em Parnaiba, O secretáraio da Seid acompanhou o o início dos trabalhos o Programa Passo a Frente na região. A Secretaria de Estado da Saúde  em parceira com a SEID executa em Parnaíba, nos dias 12 a 14 de setembro, o Programa Passo à Frente.  Onde o atendimento será feito para realizar as medições das peças ortopédicas para pessoas com deficiência dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Para ter acesso ao programa, os interessados deverão procurar as secretarias de Saúde do seu município ou o agente comunitário de saúde.

A previsão é que mais de mil equipamentos sejam solicitados, entre cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e congênito, além de fabricação de órteses e próteses. 

Para realizar as medições, o secretário  de Saúde Florentino Neto explica que “é disponibilizada uma carreta equipada com maquinário, onde uma equipe multiprofissional, com terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia, faz o atendimento”. O secretário informa ainda o atendimento vai ocorrer das 8h às 17h, no Centro de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Parnaíba.

No Piauí, o Programa Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas. “Toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde busca atender as pessoas que precisam de órteses e próteses, evitando também o deslocamento de centenas de pacientes para Teresina”, afirma Florentino Neto.

Fonte: Sesapi
Autoria: Ubiracy Saboia
Tags: