07 Maio, 2018 13:44

Direitos Humanos será debatido no X Encontro Andhep sediado na Uespi

O evento será realizado entre os dias 23 a 25 de maio, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) sediará o X Encontro Andhep em parceria com a Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep). Realizado em parceria com a Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep), o evento traz como temática: “Direitos Humanos em Movimento: avanços e retrocessos nos 30 anos da Constituição Cidadã e 70 anos da Declaração Universal”.

A Andhep realiza encontros nacionais para promover oportunidades de discussão acadêmicas e troca de informações e experiências entre pesquisadores, estudantes, agentes públicos, organizações governamentais e não governamentais e movimentos sociais.

De acordo com a organização da Andhep, o encontro busca discutir retrocessos da sociedade política e os avanços que foram possíveis desde o final da ditadura militar, pensando em formas de reorganizar as lutas e retomar as políticas de Estado de direitos humanos no Brasil.

Contando com uma programação rica e diversificada em assuntos de direitos humanos, o evento contará com rodas de diálogo e plenárias de grupos de trabalhos. Além de coffee break, almoço e apresentação cultural para participantes.

O evento trará grandes nomes da área de recursos humanos, como  o dr. Eduardo Moita, do Conselho Regional de Psicologia-PI; o Renato Sérgio, do Forúm Brasileiro de Segurança Pública; Mairton Celestino, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre outros.

A palestrante e professora da Uespi, Iraneide Soares, comenta que a palestra “Direitos humanos no presente – cenários de violações” vai tratar do cenário nacional/mundial onde os direitos humanos, historicamente constituídos, correm sérios riscos de violação. “Falaremos sobre o direito à vida com dignidade para mulheres e homens dos mais diversos matizes; a juventude, especialmente a negra, que visivelmente está sendo dizimada no contexto da violência urbana e a negligencia do Estado no tocante ao investimento em educação pública e de qualidade”, afirma.

A professora Iraneide reforça ainda que também serão abordados as comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhas, campo, cidade e terreiros), o debate pelo direito à terra muitas vezes violados, e direitos negligenciados pelo estado no que tange à saúde, moradia, trabalho/emprego.

A pró-reitora de Extensão, assuntos estudantis e comunitários, Maria da Cruz Soares, conta que o evento é um momento importante, porque traz temáticas presentes no cotidiano para a comunidade acadêmica. “Serão discutidas temáticas, como a questão do idoso, situação LGBT, a situação da criança e do adolescente, violência contra a mulher. Sendo essas temáticas discutidas por nossos professores, alunos, tanto da área do direito quanto na área de humanas que debatem temas específicos”, afirma.

De acordo com a organização, ao final do evento, será produzido um documento conjunto com uma agenda capaz de indicar as linhas mestras de uma retomada das políticas de estado e políticas sociais de direitos humanos.

O encontro conta também com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a OAB-PI, o Conselho de Psicologia, a entidade Youth for Human Rights International (Capitulo do Piauí), a Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi), a Seduc atuando no Centro de Formação de professores da Educação Básica do Estado do Piauí, MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos; CEEDHP – Comitê Estadual de EDH PI, o Comitê Estadual Prevenção e Combate à Tortura e o Instituto Samara Sena.

Inscrições

Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento por meio do site do Andhep . A taxa de inscrição varia de acordo com a categoria escolhida, os valores estão disponíveis no site.

Confira a programação do X Encontro

Autoria: Danúbia Rodrigues
Tags: