12 Outubro, 2017 10:50

III Simpósio de História debaterá precarização do trabalho

Durante o evento, também será lançado o livro “Trabalho e Trabalhadores no Brasil: experiências, deslocamentos, modalidades e resistências”

O curso de História da Universidade Estadual do Piauí, através do Grupo de História Oral – GPHO, realizará entre os dias 16 a 18 de outubro, no Instituto de Educação Antonino Freire (Bairro Matinha – Teresina/PI), o III Simpósio de História. O evento terá como tema “Sociedade e Mundos do Trabalho”.

Nesta edição, o evento trará como eixo central a precarização do trabalho em diferentes setores da sociedade. A programação conta com conferências, simpósios temáticos, minicursos, e lançamento de livros. Destacam-se as conferências do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordará a temática dos cem anos da Revolução Russa; a palestra do Prof. Dr. Rafael Chambouleyron da Universidade Federal do Pará (UFPA), intitulada “Trabalho compulsório e escravidão indígena na Amazônia colonial”; e a conferência de encerramento “A OIT e o Trabalho Forçado” que será proferida pelo Prof. Dr. Norberto Ferreras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para a organizadora do evento, a Prof.ª Dr.ª Cristiana Costa, a temática do simpósio está relacionada com a necessidade de realização de pesquisas e debates com a sociedade sobre o tema. “Além de uma necessidade acadêmica, a exploração, a precarização e o trabalho forçado são temas da nova ordem mundial do trabalho presentes no nosso cotidiano. O Piauí até pouco tempo era considerado um estado que tem o maior número de trabalhadores que são arregimentados, que saem daqui para outros estados para trabalhar e recebem condições de trabalho escravo. E esses trabalhadores, em sua grande maioria, são oriundos de áreas rurais”, explica a organizadora.

Lançamento de livro

Durante o evento, também será lançado o livro “Trabalho e Trabalhadores no Brasil: experiências, deslocamentos, modalidades e resistências”, organizado pela Prof.ª Dr.ª  Cristiana Costa e pelo Prof. Dr. Noberto D. Ferreras. O livro é uma compilação de artigos que abordam uma perspectiva da história social, vivências de trabalhadores e ações do Estado sobre o trabalho

O evento é uma iniciativa de pesquisadores e alunos que compõem o Grupo de Pesquisa em História Oral – GPHO/UESPI.

Autoria: Por Indira do Vale
Tags: