13 Novembro, 2017 17:43

Liceu Piauiense realiza V Mostra de Curtas no próximo dia 20

O Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, realiza no próximo dia 20 de novembro, das 8h às 12 horas, no Teatro 4 de Setembro, o Curta Liceu Direitos Humanos 2017- (V Mostra de Curtas). O evento é a culminância do trabalho de alunos do 2º ano do Ensino Médio integral, que durante meses elaboraram roteiros, fizeram gravações, e editaram filmes com temas voltados aos direitos humanos e atualidades. Na ocasião, serão exibidos seis curtas metragens.

A estudante do 2º ano A, Andréia Barradas é protagonista do filme "Catarina", um dos curtas que será exibido na Mostra e traz a temática do abuso sexual de adolescentes. Para a jovem, a iniciativa é mais que uma atividade escolar, mas uma verdadeira lição de vida. "Como o projeto tem como base os direitos humanos, foi de suma importância para todos nós, pois tivemos acesso a assuntos reais, presentes no dia a dia de muitos jovens. Aprendemos para a vida", afirmou a estudante.

Além da questão do abuso sexual, temas como drogas e moradores de rua, inclusão social do autista, violência contra a mulher, homofobia e preconceito racial também foram abordados nos filmes produzidos pelos estudantes para o projeto Curta Liceu Direitos Humanos 2017.

Para o professor Leônidas de Sá, coordenador do projeto, além da função educacional, a escola tem um papel social. "A construção desse projeto permite que a escola faça isso de uma forma ampla e dinâmica. Temos uma grande diversidade social e cultural no Liceu e com esse trabalho conseguimos tornar a escola um espaço acolhedor das diferenças, harmônico e solidário, tudo o que prevê os direitos humanos", afirmou o professor.

Leônidas de Sá explicou ainda que a escola irá premiar com troféus o melhor filme, o melhor roteiro, a melhor trilha sonora e melhor ator ou atriz.

Autoria: Ascom Seduc