22 Maio, 2018 13:50

Uespi e CGE assinam acordo de parceria para capacitações sobre gestão pública

Serão realizados minicursos e palestras com representantes da CGE em todos os campi da universidade

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) assinou termo de cooperação com a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), na manhã desta terça-feira (22), que efetiva à implementação de atividades extensionistas relacionadas a capacitações sobre o conhecimento da gestão pública.

O termo foi assinado pelo reitor da Uespi, Nouga Cardoso e o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes. As atividades de extensão em parceria com a CGE ocorrerá em 12 meses. Serão realizados minicursos e palestras com representantes da CGE em todos os campi da universidade e também através da UAPI, sobre os temas que incluem licitações, controle da gestão, controle interno e transparência pública.

A preocupação com a gestão pública foi apontada pelo Reitor da Uespi, Nouga Cardoso, durante a assinatura do acordo. “Isso dá mais possibilidade de formação a nossos estudantes inerentes à formação pública. Acreditamos que a Uespi e a CGE estarão dando sua contribuição na boa formação de gestores e para gestão pública de qualidade que beneficiem a população”, afirmou.

Para o controlador-geral, Nuno Bernardes, as expectativas de envolvimento das duas instituições são as melhores. “É algo relevante para essas duas instituições, uma vez que, quem ganhará será o próprio alunado da Uespi e a sociedade de maneira geral. O aluno terá um conhecimento acadêmico conjugado com envolvimento prático sobre matérias relacionadas controle, licitações, fomento ao controle social, regularidade de gestão pública”, declara.

“Isso levará condutas importantes para os municípios, e não só garante a aprendizagem dos discentes, mais beneficiará até oportunidades no próprio mercado de trabalho a esse público”, avaliou o vice-reitor, Evandro Alberto. “A Uespi já atua no interior, e aliada a CGE através dos gestores, levará o ordenamento da administração pública a outras cidades”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Direito da Uespi, Patrícia Caldas, esclarece que a parceria traz aspectos práticos. “A visão do aluno será ampliada. No curso de direito temos disciplinas de direito constitucional e administrativo, e normalmente abordamos a parte teórica. Agora será a oportunidade de aplicar o contato com os órgãos controladores”, disse.

As capacitações já iniciam em junho no campus Clóvis Moura, em Teresina,  com o público alvo alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Autoria: Vanderson de Paulo
Tags: