14 Setembro, 2017 14:52

Governo entrega veículos e computadores para regionais do Emater

Equipamentos fazem parte da política de estruturação e extenção rural fomentadas pelo governo estadual.

O Governo do Estado do Piauí, através do Emater, em parceria com a Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entregaram nesta quinta-feira (14), 40 de kits, compostos por um carro e um computador para os técnicos dos doze territórios de desenvolvimento do estado. A solenidade de entrega ocorreu no Palácio de Karnak.

A entrega dos modelos novos de Fiat Uno Attractive e de Ultrabooks Dell Corei5 tem como objetivo qualificar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nas zonas rurais de todo o território piauiense. Os 40 veículos somados aos 40 notebooks são resultado de investimentos de aproximadamente R$ 1,7 milhão. Nova aquisição de mais oito carros e notebooks já está em andamento.

O diretor-geral da Emater, Marcus Vinícios, aponta os investimentos como uma importante contribuição para o setor primário local. “Quando o agricultor tem uma assistência técnica continuada a capacidade de elevação da sua produção quadruplica”, afirma o gestor. Além de fortalecer as ações perante os agricultores, os funcionários públicos também ganharão com os novos equipamentos. “Haverá uma melhor condição de trabalho para os servidores do Emater, renovando nossa frota de veículos”, destacou.

Os carros e computadores darão reforço para programas realizados pelos órgãos de desenvolvimento rural. Programas como Garantia Safra, seguro pago aos agricultores, às famílias que tiveram perda a partir de 50% da safra, deverão ter melhor rendimento. As visitas às comunidades rurais e a integração tecnológica com a rede bancária, com a área a meio ambiente e agência de vigilância sanitária serão facilitadas com a aquisição dos kits.

“Esperamos que a gente tenha com isso mais projetos que gerem produção animal, produção vegetal, produção para alimentação do nosso povo e é claro para o fortalecimento da nossa economia”, afirmou o governador Wellington Dias.

O Emater é hoje dividido em 17 regionais, todas foram contempladas com a aquisição dos equipamentos. Representantes das regionais do Emater de cidades de Teresina, Bom Jesus, Canto do Buriti, Colônia do Gurgueia, Esperantina, Piripiri, São João do Piauí, São Pedro do Piauí, São Raimundo Nonato e Valença receberão no Karnak as chaves e os notebooks.

Leonardo Moura de Sousa, engenheiro agrônomo e técnico do Emater na região de Oeiras, representou os funcionários do Emater na solenidade de entrega. Funcionário do órgão há 35 anos, Leonardo vê como estratégica a aquisição dos equipamentos. ”Por se tratar de uma região localizada no semiárido, temos ali um grande trabalho de extensão do governo com projetos na área de ovinocaprinocultura e irrigação, e mais de 18 projetos do Viva Semiárido que beneficiam mais de 200 famílias”, informou o técnico.

Outros programas
Além do programa Viva Semiárido, o Emater, em parceria com os demais órgãos de desenvolvimento rural, tem aplicado programas como Crédito Rural, que visa a melhoria da agricultura familiar no Piauí. Outro exemplo é o recém-lançado Piauí Empreendedor, através de parcerias com as câmaras setoriais, através do qual o Emater prioriza as cinco cadeias produtivas.”Em Picos, já existem projetos da cajucultura que deverão ser aprovadas nos próximos dias com recursos já liberados”, informou o diretor geral, Marcus Vinícius.

Autoria: Valmir Macêdo

Tags: