28 Fevereiro, 2019 11:49

Mulheres de Nossa Senhora de Nazaré são beneficiadas com ações do Progere II

As famílias já receberam a primeira parcela, foi comprado material e produtos para horticultura.

No intuito de realizar a prestação de contas da primeira parcela do benefício do Programa de Geração de Renda (Progere II), foi realizada reunião com representantes da Associação dos Moradores e Amigos de Nossa Senhora de Nazaré (Aman). Estiveram presentes à reunião Janaína Mendes, diretora do Progere II; Ney Augusto Nunes, consultor jurídico da SDR; Lucas Oliveira, coordenador regional do Emater, que atua na assistência técnica do município.

O programa executado pelo Emater faz parte do Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social, uma ação do Governo do Estado, da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação visa à geração de renda no meio rural, priorizando mulheres chefes de família, juventude e comunidades quilombolas. O programa beneficia famílias em três territórios piauienses: Cocais, Carnaubais e Entre Rios.

Segundo Lucas Oliveira, coordenador regional do Emater de Campo Maior, a expectativa quanto ao projeto vem sendo superada. “As famílias já receberam a primeira parcela, foi comprado material e produtos para horticultura, um dos três projetos produtivos adotados pelos agricultores”, afirma o coordenador.

A presidente da comissão de licitação da Aman, Francisca Costa, destaca a abrangência do programa, uma vez que irá gerar um leque de oportunidades. “Estamos com as melhores sensações possíveis, porque é uma melhoria de renda que não inclui só a gente como beneficiário, mas toda uma comunidade. Abre um leque de oportunidades de geração de empregos no município”, concluiu Costa.

O Emater desenvolve ações de organização comunitária, elaboração e assistência técnica, além de cursos de capacitação, oficinas de culinária, por meio da Diretoria de Educação e Extensão Rural (Dieex), buscando a inclusão dos produtos oriundos da agricultura familiar, promovendo o beneficiamento e geração de valor agregado para implementar a renda de agricultores do Estado do Piauí.

De acordo com o diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, o Programa de Geração de Renda - Progere II tem se destacado não só na elaboração e assistência técnica dos projetos, o  pensamento do instituto vai além disso. “Queremos fazer com que essas famílias, jovens e mulheres tenham um ganho de renda por meio das mais variadas cadeias produtivas. Em Nossa Senhora de Nazaré, temos realizado cursos de capacitação com foco no  fortalecimento  da  agricultura familiar, geração de renda e valor agregado.  Queremos que  essas famílias  mantenham seu meio produtivo, conservando suas raízes naquela comunidade”, declara o diretor-geral.

 Projetos de inclusão produtiva do Progere

Instalado em Nossa Senhora de Nazaré, o projeto contempla os arranjos produtivos de avicultura, hortaliça e artesanato. O programa visa atender diretamente 20 famílias, e conta com investimento de 150.000.

A Associação de Moradores e Amigos de Nossa Senhora do Nazaré conta com um grupo de mulheres artesãs que já participa de feiras. Vale ressaltar que o município tem uma produção sustentável de vassouras feitas com garrafas pets.

Ao todo, serão seis projetos pilotos, sendo um deles no extrativismo de coco babaçu, em Esperantina; um projeto elaborado pelo Emater; e os demais são de Quintais Produtivos, Apicultura, produção de bolos e biscoitos artesanais.

Autoria: Eliane Santos
Tags: