07 Dezembro, 2017 11:45

HGV realiza mutirões de cirurgias nesta sexta-feira (8) e sábado (9)

Os mutirões ajudaram a reduzir o tempo de espera e a fila por um procedimento no hospital em mais de 70%.

Ascom HGV
Hospital Getúlio Vargas (Ascom HGV)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta sexta-feira (8) - feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição - e no sábado (9), dois mutirões de cirurgias beneficiando cerca de 70 pacientes. A ação, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do HGV, conseguiu reduzir o tempo de espera e a fila por um procedimento no hospital em mais de 70%.

A trabalhadora rural Lúcia Fortes, 53 anos, reside na zona rural do município de José de Freitas. Ela conta que teve a primeira consulta no HGV em outubro e já vai realizar a cirurgia de histerectomia (retirada do útero), no mutirão desta sexta-feira (8). Animada, ela explica que foi rápido, logo foi chamada para fazer o procedimento.

Assim como Lúcia, 12 mulheres serão operadas neste dia 8, no mutirão de ginecologia, e também serão realizados seis procedimentos na área vascular.

No sábado (9), também tem o mutirão de catarata e de cirurgia geral, beneficiando mais 54 pacientes. Jovelina das Neves, 81 anos, é uma das pacientes que vai participar do mutirão de catarata. Ela reside no município de Lagoa Alegre e está feliz por ter sido chamada antes do Natal.

Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, os mutirões de cirurgias está conseguindo dar vazão à fila para procedimentos eletivos e transformando-as em uma fila de resultados. “A gente tem conseguido superar a expectativa. Hoje são 101 mutirões realizados em dois anos. E a gente percebe uma diminuição gradativa na fila e, principalmente, no tempo de espera, apesar de novas inserções todos os dias”, garante a gestora.

Os mutirões de cirurgias começaram em julho de 2015 e a ação já chegou a beneficiar mais de 2 mil pacientes.

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: