10 Fevereiro, 2018 8:10

Grupo de Estudo trabalha ações para melhorar assistência aos pacientes da Evangelina Rosa

O grupo está se inserindo na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética.

Elis Pegado
Grupo de Estudo e Pesquisa em Controle de Infecção Neonatal e Materna (Elis Pegado)

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), neste ano de 2018, está investindo em propostas para melhorar as ações que serão realizadas na instituição. 

Segundo a coordenadora da comissão, enfermeira obstetra Nayanna Oliveira, para que essa melhora se dê de forma adequada, é necessário que os profissionais estejam cada vez mais qualificados. Com isso, a equipe da CCIH resolveu criar um grupo de estudos e pesquisas. 

A primeira aula foi na quinta-feira (08), com o tema ‘Introdução à CCIH, Noções de Microbiologia e Epidemiologia das Iras’. O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre controle de infecção por meio da pesquisa científica para melhoria das acões e resolução dos problemas.

“Foi criado então o Grupo de Estudo e Pesquisa em Controle de Infecção Neonatal e Materna (GEPCINM), que visa qualificar as ações que são realizadas melhorando a assistência ao paciente. O grupo está se inserindo na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética e Pesquisa por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Maternidade Dona Evangelina Rosa para poder se respaldar cientificamente nas ações”, comenta Sara Machado, enfermeira mestre e membro executor da CCIH.

A equipe do serviço explica ainda que as reuniões serão realizadas quinzenalmente. “As próximas aulas serã: ‘Interpretação dos Exames no Diagnóstico das Iras’ e Critérios Diagnósticos de Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), Infecção do Trato Urinário-ITU, Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS) e Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC). Queremos fortalecer um grupo de estudo para melhorar a assistência aos pacientes da Evangelina Rosa”, pontua a coordenadora.

Em maio, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar pretende organizar o I Simpósio de Controle de Infecções Neonatal e Materna.

“É importante que todos conheçam o que é a CCIH, quais suas funções, competências, e porquê conhecer sobre infecção, prevenção e controle”, finaliza Nayanna.

As aulas estão direcionas à equipe da CCIH e Núcleo de Epidemiologia, mas posteriormente será estendida para toda equipe que compõem a instituição hospitalar. 

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

É responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, vigilância epidemiológica, dentre outras ações.

Autoria: Elis Pegado
Tags: