16 Maio, 2018 11:43

Saúde oferta curso de auriculoterapia

O curso é voltado para profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família.

Divulgação
(Divulgação)

A auriculoterapia é uma técnica bastante utilizada na medicina tradicional chinesa e está incluída entre as 29 práticas integrativas no cuidado à saúde, adotadas pelo SUS. Para ampliar os conhecimentos sobre essa técnica entre os profissionais que atuam na estratégia saúde da família, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, realizam curso de capacitação sobre a técnica para profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de todo o estado.

De acordo com Claudenice Santos, técnica da atenção básica da saúde, a auriculoterapia é para ser utilizada como alternativa e complementarmente à medicina convencional. “Ela serve para proporcionar um alívio de dores de traumas, tensões musculares, alguns graus de ansiedade. Ela estabiliza muitas situações de saúde que nós recebemos nos nossos serviços de saúde no SUS. As pessoas que chegam no serviço buscam muitas vezes o medicamento e as práticas integrativas, elas querem ofertar uma complementação nessa medicina” afirma Claudenice.

As inscrições para o curso sobre auriculoterapia já estão abertas e podem ser feitas acessando o link: http://auriculoterapiasus.ufsc.br/2a-edicao/inscricoes/ .O curso tem duração de 80 horas, sendo 75 horas na modalidade EAD e 5 horas presenciais que serão realizadas entre os dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Outras informações estão à disposição na Gerência de Atenção Básica em Saúde da Sesapi.

Autoria: Albano Amorim
Tags: