07 Dezembro, 2017 11:33

Saúde realiza ação contra Aids nesta quinta-feira (7) na Potycabana

No evento serão realizados testes rápidos e apresentações culturais.

O Dezembro Vermelho é uma campanha pela luta contra a Aids. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desenvolve atividades para a conscientização da população e trabalho de busca para o diagnóstico precoce. Nesse intuito, nesta quinta-feira (7), será realizado o Dia D contra a Aids, com realização de testes rápidos para doenças transmissíveis e apresentações culturais, a partir das 18h, no Parque Potycabana. A ação tem o apoio de Organizações Não Governamentais.

Segundo dados, de 2007 a 2016, foram registrados 4.162 casos de Aids no Piauí, sendo 67,9% homens.  Nos últimos cinco anos, a faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos, representando 48% dos casos.

Os números apresentam tendência de aumento, segundo a enfermeira da Coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Meire Silva. A estratégia utilizada é realizar o trabalho de busca na população para que tenham o diagnóstico precoce do HIV, tratar os casos para diminuir o número de infecções e para que o indivíduo tenha uma maior expectativa de vida.

O Ministério da Saúde tem a meta de que, até 2020, 90% dos casos sejam diagnosticados e tratados, essa meta foi passada para todo o país e o Piauí desenvolve atividades de busca dos casos por meio de testes rápidos do “Fique Sabendo”, ofertados gratuitamente pelo governo.

As ações incentivam o uso do preservativo em todas as relações sexuais, mas a faixa etária de jovens entre 20 e 34 anos requer uma estratégia de intensificação de atividades para que haja uma definitiva redução dos números. 

Além disso, A secretaria tem incentivado todos os municípios a fazer suas programações locais de acordo com sua realidade, ofertando material educativo e preservativos para desenvolver as campanhas.

 

Autoria: Denise Nascimento
Tags: