06 Dezembro, 2018 17:56

SDR entrega caminhões para 20 municípios durante a 68º Expoapi

Foram investidos R$ 3 milhões na aquisição dos veículos.

Na manhã de quinta-feira (6), foi realizada solenidade de entrega de 20 caminhões e outros equipamentos,para 20 municípios, no estande da Secretaria de Desenvolvimento Rural, durante a 68ª Expoapi, no Parque Dirceu Arcoverde. Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de agricultura, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Antonio Carlos; o representante da Emater, Clébio Coutinho; os deputados Francisco Limma e Hélio Isaías; a presidente da Fetag, Elisângela Moura, além de outras autoridades. A ação, que faz parte da primeira etapa da entrega, irá beneficiar a agricultura familiar no estado.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, agradeceu à SDR e destacou que as principais beneficárias serão as mulheres quebradeiras de coco da região. "Elas lutam pelo sustento de suas famílias há anos e que vão ter grande ajuda, não só com o caminhão mas também com outros equipamentos entregues durante a ação da secretaria", destacou.

O deputado Francisco Limma frisou que mais importante após a aquisição e entrega dos caminhões e equipamentos que vão ajudar as famílias da agricultura familiar de todo o estado, é dar continuidade ao processo, com o cuidado pela prefeitura, agricultores e agricultoras, dando prioridade ao bom uso e se preocupando com a com o monitoramento e manutenção dos veículos.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos anunciou, durante a cerimônia, que ainda este ano serão entregues mais 20 veículos, totalizando 40 municípios beneficiados em todo o estado e mais 20 no próximo ano. "Ao todo, serão 60 caminhões. Os veículos foram solicitados e adquiridos por meio de convênio com o Minisitério do Desenvolvimento Social (MDS). Estes são para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas vão dar um suporte aos municípios e às secretarias municipais de agricultura. Além dos caminhões, estão sendo entregues kits com balança, computadores e impressoras, equipamentos que vão dar impulso e suporte na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para nós, é uma alegria estar contribuindo nesta parte que é tão desafiadora para as famílias do campo", declarou. 

A gestora acrescentou que todos os territórios piauienses estão sendo beneficiados e que os critérios para a escolha dos municípios são a atuação e o desempenho destes frente ao PAA.

Ao todo, nesta ação de entrega dos veículos foram investidos R$ 3 milhões.

Autoria: Edna Maciel

Tags: