15 Abril, 2019 14:03

Aplicativo desenvolvido pela Seduc tira dúvidas sobre Base Nacional Comum Curricular

Com uma série de recursos e uma linguagem simples, o aplicativo BNCC Consult dispõe as principais funções da Base

Com o documento do Piauí quase finalizado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda desperta dúvidas entre os profissionais da educação. Um dos principais meios utilizados para facilitar o entendimento entre professores e gestores é o aplicativo BNCC Consult, disponível para smartphones androids. O APP gratuito, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a equipe de tecnologia do Mobieduca.me, pode ser encontrado na loja virtual do Google, a Play Store. As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental têm até 2020 para implantar as exigências descritas no documento, por isso a importância de todos se familiarizarem com as novas metodologias de ensino. Em três dias foram mais de 3 mil downloads.
 
Com uma série de recursos e uma linguagem simples, o aplicativo BNCC Consult dispõe as principais funções da Base como: o que é o currículo escolar, como pode ser estruturado e os conceitos da educação integral. E ainda oferece seções sobre as Competências Gerais, Habilidades por etapa, ano ou área de conhecimento e espaço para interatividade, no qual o docente pode compartilhar ideias e realizar pesquisas.
 
Antônio Cesar de Oliveira Santos, analista de negócios do Mobieduca.me, explica que o novo documento orienta os profissionais por meio de dez competências gerais trabalhadas ao longo da educação básica. "Para auxiliar os educadores, a plataforma conta também com a análise das competências associadas às habilidades socioemocionais. Trabalhamos um aplicativo para que todos possam entender de forma clara e rápida a BNCC", destaca.
 
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todas as crianças e adolescentes têm direito durante a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A BNCC passa a ser uma referência nacional e obrigatória para a construção e adequação dos Documentos Curriculares e propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino e das escolas em todo o Brasil.
 
Após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, na resolução do Conselho Nacional de Educação/CP Nº 2 em dezembro de 2017, se passaram dois anos de reuniões e encontros de profissionais da educação para a elaboração do currículo do Piauí. É na Base que vão estar discriminados os assuntos e a metodologia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental a ser utilizados em sala de aula, explorando as habilidades e competências dos alunos. 
 
Como uma das etapas de conclusão do documento, o I Seminário "Perspectivas atuais da BNCC e o currículo do Piauí" foi realizado no auditório do Centro de Formação Antonino Freire neste mês. O encontro faz parte do processo de debate da Base, que tem como principal objetivo melhorar os índices educacionais e proporcionar a igualdade e qualidade da aprendizagem dos estudantes, uma vez que o processo é contínuo e permanente.
 
 

Autoria: Ranielly Veloso