19 Junho, 2019 15:39

Semar promove audiência sobre o licenciamento para a extração e beneficiamento de minérios no sudeste piauiense

Maria Carvalho
(Maria Carvalho)

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar), promoveu audiência pública na terça feira (18), na cidade de Capitão Gervásio Oliveira. A audiência teve como finalidade a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente ao o licenciamento ambiental do empreendimento da empresa Piauí Níquel Metais S.A. denominado “Projeto Piauí Níquel”.

O empreendimento prevê a implantação de um complexo minero-industrial em Brejo Seco, zona rural do município de Capitão Gervásio Oliveira, visando a atividade de extração e beneficiamento de minérios de níquel e cobalto. O projeto também inclui a implantação de estruturas de apoio nas zonas rurais dos municípios de São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo e Dom Inocêncio.

Documentos técnicos multidisciplinares EIA e RIMA, têm como objetivo a avaliação ampla e completa dos impactos ambientais, indicando medidas que possam minimizar ou eliminar possíveis impactos. 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, destaca a importância desta ação. “A audiência pública é o momento em que a comunidade, a sociedade como um todo, pode dialogar, entender o projeto, os objetivos e os impactos desse tipo de empreendimento na economia do estado e na vida dessas pessoas”, declarou. 

“A audiência pública não tem caráter deliberativo, mas, todas as discussões levantadas servidão de subsídio para a decisão final da Semar quanto à concessão do licenciamento ambiental pretendido”, explica a Gerente de Licenciamento da Semar, Cândida Carolina Macêdo.

Autoria: Maria Carvalho