15 Maio, 2019 15:13

Redeplan dá início às discussões para a elaboração do PPA 2020-2023

PPA é referência para ações dos próximos quatros anos de governo

Cristiana Nunes
Capacitações seguem até o dia 17 de maio no auditório da obra Kolping (Cristiana Nunes)

Teve início, nesta quarta-feira (15), a segunda capacitação para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O objetivo é preparar os técnicos das setoriais que atuam com planejamento e fazem parte da Rede de Planejadores do Estado para elaborar os seus PPAs setoriais cada vez mais focados em resultados para melhorias na vida do cidadão. O treinamento segue até o dia 17 de maio, no auditório da obra Kolping.

A superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, ressalta que a grande diferença é a preocupação em elaborar um PPA mais realista, ligado à disponibilização de recursos e a uma previsão de receita mais concreta e pautada no momento atual. “E com base na própria dinâmica que a gente tá tendo, que está bastante aquém do que era o momento de 2015, quando foi elaborado o PPA passado. Então o PPA 2020-2023 vem com essa característica, ser mais pé no chão”, completa.

Outro ponto a ser destacado, segundo a superintendente, é a metodologia de gestão por resultados. “A gente vai ter um orçamento direcionado para gestão por resultados, vamos ter um número menor de indicadores, o que vai permitir o monitoramento e vai permitir avaliar cada programa do PPA pra gente saber o que de fato o estado andou nesses quatro anos  de gestão até 2023”, avalia.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento, Jairo Chagas Júnior, o esperado é que os técnicos, após os três dias de capacitações, consigam entender a nova modelagem que esta sendo dada a elaboração PPA. “A expectativa é que os servidores saiam daqui entendendo a nova modelagem de elaboração do PPA mas também preparados para definir junto com os outros técnicos dos seus órgãos quais são as ações prioritárias para as áreas temáticas”, diz ele.

Glauber Saraiva, do setor de planejamento estratégico da Policia Civil, destaca a importância das capacitações para a definição das ações prioritárias de cada órgão. “Juntamente com a Seplan a gente vai estar fazendo essa parceria para construir o nosso PPA, que deve estar alinhado com o nosso planejamento estratégico, então a nossa expectativa junto à Seplan á trazer para a Policia Civil uma nova gestão estratégica que vá trazer melhores resultados para a nossa instituição”, diz.

Para a elaboração do PPA 2020-2023, o Governo do Estado inova com a consultoria da Empresa Macroplan, que vem para reestruturar todo o sistema de planejamento do Estado. “A ideia é que o PPA seja a referência pros quatro anos e que o orçamento anual, que é a LOA, venha a ser executada com base no que foi planejado para que não haja uma desvinculação entre os dois instrumentos”, explica Jairo Chagas Júnior.  

Valtânia Leite Barros, gerente de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, reforça a importância da construção de um PPA alinhado com a Lei de Diretrizes Orçamentarias e Lei Orçamentaria Anual: “A minha expectativa é que a gente saia com subsídios para a construção desse PPA com uma nova metodologia. A gente traz uma bagagem e quer levar essa bagagem para trabalhar com nossas equipes e que a gente possa melhorar o nosso PPA e que ele venha realmente trazer uma cara compatível com as nossas necessidades e que tenha realmente interligação com a LDO e com a LOA”, reforça.

Autoria: Fábia Adriana Vieira e Cristiana Nunes