16 Maio, 2018 16:07

Seplan faz treinamento sobre elaboração de projetos para captação de recursos

Capacitação acontece no TCE

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), através da Superintendência de Projetos, realiza, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), mais um treinamento para utilização do Sistema de Convênios do Governo Federal (Sincov). O curso é uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Contas (TCE) e Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

O treinamento, que acontece no TCE, conta com parte teórica e prática e visa orientar pessoas que já atuam ou que pretendem atuar na área de convênios. Estão participando do primeiro módulo cerca de 45 pessoas entre servidores da Universidade Estadual do Piauí, Fundação Municipal de Saúde, Conselho Regional de Economia e representantes de outros municípios. 

Para o superintendente de Projetos da Seplan, Raimundo Pereira, os cursos são muito importantes para o entendimento do Sistema de convênios. “Vamos estudar o Sistema (Sincov), na parte teórica e na parte pratica. Nós vamos ver elaboração de projetos, depois vamos para o exercício prático e depois o cadastramento desses projetos no Sincov”, explica o superintendente de Projetos da Seplan, Raimundo Pereira.

Raimundo Pereira destaca que o objetivo do Estado, através da Rede Sincov é capacitar técnicos para a elaboração de projetos  para ajudar na captação de recursos para o Piauí. As propostas bem elaboradas e cadastradas no Sincov, são mais passiveis de serem aprovadas, ao passo que propostas mal elaboradas, mesmo que cadastradas no Sincov, perdem a preferência diante das que foram melhor elaboradas. “A ideia é não perder recursos por falta de propostas bem elaboradas. É lamentável quando sobra recursos porque propostas não foram condizentes ou de acordo com o regramento em cada chamamento público”, diz Raimundo.

Autoria: Fabia Adriana Vieira