13 Agosto, 2019 15:38

Alunos do curso de Geografia da Uespi realizam a oficina em escola estadual

O projeto Oficina do Solo é um projeto de extensão dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia e do PIBID

A Unidade Escolar Petrônio Portela (UEPP), bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina, recebeu a VIII Oficina do Solo, projeto executado pelos alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A atividade aconteceu na última segunda-feira (12) e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre elementos de pedologia relacionados a formação dos solos, texturas e tintas ecológicas extraídas de areia, erosão e agricultura orgânica.

O projeto Oficina do Solo é um projeto de extensão dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além de ser uma prática pedagógica da disciplina de Elementos de Pedologia dos alunos da Residência Pedagógica.

A oficina apresentou conteúdos como a formação dos solos e suas camadas, a textura e processos que contém o solo, a extração de tinta ecológica, a dinâmica da erosão que explica como o solo é desgastado, e o manejo sustentável através do plantio. De acordo com a professora Maria Luzineide Gomes, a organizadora do projeto, a oficina é uma atividade pedagógica que trabalha conceitos, dinâmicas e interação.

“Nós objetivamos trazer a compreensão lúdica sobre os cuidados do solo. Estamos dando uma ferramenta para a disciplina de Geografia para esses alunos, buscamos abordar melhor o contexto de solo saindo um pouco dos conceitos dos livros didáticos e trazendo para práticas em que os alunos podem tocar e interagir mais com o assunto”, destacou a professora.

A atividade foi promovida pelos alunos do 4° período. Os estudantes tiveram a oportunidade de pôr em prática o que eles têm aprendido na sala de aula através do contato direto com os alunos da escola. O aluno Zig Marley Rose Berg Costa destaca que essa interação promove uma troca de conhecimentos. “A VIII Oficina de Solo idealizada pela professora Luzineide tem como principal objetivo pôr em prática os nossos conhecimentos da utilização do solo de forma simples e com materiais recicláveis, buscando valorizar o tema. Com recursos didáticos promovemos essa troca de experiências com os alunos”, pontuou.

A professora Luciane Silva, que é a ministrante das aulas de Geografia da UEPP, afirma que é um grande prazer receber por mais um ano consecutivo a Oficina do Solo, tendo em vista que a atividade somente vem a acrescentar para os alunos. “Essa parceria que temos com o curso de Geografia da Uespi para nós é engrandecedora. Nossos alunos interagem, aprendem e de uma forma bem dinâmica, então ficamos felizes em receber novamente a oficina que já é um sucesso aqui na nossa instituição”.

Os alunos da UEPP puderam observar as diversas texturas que o solo pode ter. Kelly Jasmina, uma das alunas da UEPP que participou da oficina, destacou que achou muito interessante as diversas formas que o solo tem. “Eu, assim como muitos aqui presentes, não tinha muito conhecimento sobre o solo, as texturas, pinturas. Achei de fato uma atividade muito interessante e diferente das que já participei”, concluiu.

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: