14 Março, 2019 13:59

Liga do Sono da Uespi realiza atividade com idosos na Casa São José em Teresina

O evento é uma campanha anual nacional de conscientização sobre a importância da qualidade do sono.

A Liga do Sono da Uespi esteve nesta quinta-feira (14) na Casa de idosos São José, no bairro Santa Isabel, em Teresina, promovendo uma dinâmica e atividade sobre a importância do sono. A ação faz parte do cronograma da Semana do Sono de 2019, que tem como tema “Dormir bem é envelhecer com saúde”.

O evento é uma campanha anual nacional de conscientização sobre a importância da qualidade do sono. No Piauí acontece de 13 a 16 março. A Liga do Sono da Uespi proporciona o conhecimento específico do sono para os alunos de graduação da área da saúde, além de realizar ações sociais junto à população, dando orientações de como dormir melhor.

De acordo com a graduanda do 5° período de fisioterapia, Yasmin Chagas, muitos dos idosos  tem dificuldades no sono e acham normal, muitas vezes pode ser sintoma de alguma patologia e não tratam. “Nós estamos tentando conversar com eles de maneira dinâmica e que eles entendam, para assim podermos estudar e apresentar alternativas de melhoria na qualidade do sono deles. A Semana vem justamente para conscientizar essas pessoas sobre sua qualidade de vida, saúde e afins. Na idade em que se encontram, geralmente têm mais dificuldades para dormir e, a partir das dificuldades que eles apresentam, vamos dar dicas”, ressalta a estudante.

As ações estão acontecendo em Teresina, Parnaíba e Picos e têm como principal objetivo despertar para os cuidados e contribuir para a melhor qualidade do sono dos brasileiros, visto que o evento acontece em vários estados do país. Os principais temas abordados pelos especialistas durante a Campanha são: Envelhecimento e Sono; Apneia Obstrutiva do Sono; Privação de Sono; Insônia; Sono na Infância.

A coordenadora da Casa São José, Helena Amaral, fala da importância de trazer essas informações para os idosos. “Quando a professora Daisy (representante da Associação Brasileira do Sono no Piauí) conversou comigo a respeito de trazer o projeto para nosso abrigo, logo acatei porque é algo que vem em benefício de conhecermos o que prejudica o sono deles e otimizarmos o que eles estão precisando, visto que muitos deles tem dificuldades à noite”, pontua.

O ex-caminhoneiro José Machado Morais, de 83 anos, conta que devido à sua antiga profissão nunca teve o sono regular, e ainda hoje sente as sequelas. “Eu fui caminhoneiro por 30 anos e sempre troquei o dia pela noite. Ainda hoje eu tenho dificuldades para dormir bem, agora as meninas estão ensinando alternativas pra eu conseguir dormir melhor”, afirma.

Semana do Sono 2019
A campanha de conscientização sobre a importância da qualidade do sono para a saúde humana acontece no Brasil de 11 a 17 março. No Piauí, está sendo promovida com a participação dos alunos da Liga do Sono da Uespi, com ações que acontecem em Teresina, Parnaíba e Picos.

Confirma a programação

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: