16 Maio, 2018 17:04

Vice-governadora prestigia entrega de título ao arcebispo de Teresina Dom Jacinto

Benonias Cardoso
(Benonias Cardoso)

A vice-governadora, Margarete Coelho, representando o Governo do Estado,  prestigiou a entrega do Título Honorífico de Cidadão Teresinense ao arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Teresina. 

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho nasceu em Bacabal-MA, no dia 16 de junho de 1947. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.

A vice-governadora ressaltou o grande religioso que é Dom Jacinto. "A biografia de Dom Jacinto é tão rica, de tanto trabalho, dedicação e estudo. E por essa doação a atuação na sociedade recebe essa justa homenagem, da cidade que o acolheu. E por ser esse pastor firme, que cuida com muito zelo de seus semelhantes estamos aqui para prestigiá-lo”, disse.

Ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal, Dom Jacinto foi nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. É o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso. É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.

Autoria: Tatiana Maria