10 Junho, 2019 18:20

Vice-governadora se reúne com moradores de assentamento em Altos

Regina Sousa ouviu as demandas da comunidade que tem mais de 200 famílias.

No final de semana, a vice-governadora Regina Sousa visitou o Assentamento Quilombo, a 18km da sede do município de Altos, e conversou com os moradores que entregaram um pauta de reivindicações. A principal delas é a construção de uma estrada ligando Altos a José de Freitas. A prefeita da cidade, Patrícia Leal, vereadores, secretários municipais e o advogado Marcelo Mascarenhas participaram da reunião na sede da Associação de Moradores.

O assentamento Quilombo tem mais de 30 anos de existência e cerca de 200 famílias. Alguns descendentes de escravos, como a presidente da Associação de Moradores, Maria Borges, que disse que há anos eles lutam pela construção da estrada, a PI 367. São 26 km que precisam de asfalto a partir do entroncamento Mucambo até José de Freitas.

O vereador Zé Ernandes, que vive no assentamento, acrescentou que, além da estrada, os moradores reivindicam a construção de uma Unidade Básica de Saúde, um colégio de ensino médio, pavimentação das ruas e conclusão da quadra poliesportiva. Ele destacou que os habitantes do assentamento são organizados, trabalhadores e precisam de melhorias. Na pauta de reivindicações entregue à vice-governadora estão incluídas solicitações nas áreas de educação, saúde, esportes e infraestrutrura.

O advogado Marcelo Mascarenhas lembrou que foi a primeira vez que uma autoridade foi ao assentamento para ouvir os moradores. “Outras autoridades passaram por aqui, mas a vice-governadora Regina Sousa foi a primeira a visitar e conversar com os moradores”, destacou. 

A prefeita Patrícia Leal também reforçou os pedidos dos moradores e disse que a prefeitura tem feito o que está ao seu alcance no município, como a construção de sete Unidades Básicas de Saúde nas comunidades. Ela explicou que algumas obras dependem de recursos que são repassados pelos governos Estadual e Federal, como a construção de estradas, por exemplo.

Regina Sousa elogiou a organização dos moradores e disse que vai lutar pela construção da PI, solicitando que sejam colocados recursos para a obra no orçamento de 2020. As outras reivindicações serão destinadas aos órgãos competentes. Ela sugeriu aos moradores que procurem os parlamentares e solicitem que eles destinem emendas para obras no município. “É uma população mobilizada, organizada e vou procurar ajudar a atender as reivindicações deles”, declarou a vice-governadora.

Autoria: Geneide Santos