Os 100 primeiros dias de gestão da secretária Rejane Tavares à frente da pasta da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar é marcada pelo cuidado com os agricultores e agricultoras familiares, de um trabalho focado no desenvolvimento no campo e na qualidade de vida da população piauiense que se beneficia com produtos de mais qualidade na sua mesa.

Nos primeiros dias da gestão, a SAF já ganha novos contornos com uma proposta de planejamento estratégico da secretaria, onde foi reorganizado o organograma e criando novas superintendências, qualificando e trazendo uma melhor organização na instituição, no qual é importante destacar que pela primeira vez temos uma superintendência voltada exclusivamente para políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar junto às comunidades indígenas, quilombolas e povos originários do nosso estado.

Um grande saldo positivo foi a continuação de projetos como PSI (Piauí Sustentável e Inclusivo), do Pilares II, Garantia Safra, Crédito Fundiário, Progere e Cinturão Verde, que possuem como principal objetivo dar assistência aos agricultores e agricultoras familiares e fomentar a produção, na compra de produtos, dar a segurança ao direito à terra e moradia digna aos trabalhadores, além de investir no aprimoramento tecnológico para potencializar a produção.

Implementos Agrícolas

Buscando apoiar os agricultores e agricultoras familiares no preparo dos solos e possibilitando o plantio das culturas no período de chuva, ampliando a área plantada e gerando mais renda, a SAF realizou a entrega de 24 microtratores acoplados e 14 patrulhas agrícolas mecanizadas que beneficiaram cerca de 1.200 famílias, proporcionando modernização para o pequeno agricultor. Além disso, foram distribuídos 508 kits de irrigação para comunidades rurais em 36 municípios do Piauí.

Foto: Geirlys Silva

Mais desenvolvimento sustentável e inclusão social

A promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural é uma das competências da secretaria que vem atuando para dar assistência aos pequenos produtores e comunidades, além das instituições socioassistenciais.

A SAF investiu nos programas de distribuição de alevinos, mudas e sementes, garantindo uma distribuição de 200 toneladas de feijão e milho, 300 mil mudas de caju e 453 mil raquetes de palma forrageira que foram distribuídas para 50 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares em todo o estado, garantindo com que o trabalhador e a trabalhadora rural tenha um início de ano produtivo, além de investir na geração de emprego e renda no campo por meio da compra dos alimentos produzidos pelo Programa Alimentação Saudável (PAS).

Foto: Geirlys Silva

Através do PAS foram garantidos 15 milhões de reais para aquisição da produção da agricultura familiar e doação simultâneas para famílias vulneráveis, nos quais, 3 milhões foram investidos nos 100 primeiros dias, sendo adquiridas 230 toneladas de peixe, beneficiando 60 mil famílias entre agricultores e famílias vulneráveis. É importante destacar que no dia 8 de março, Dia da Mulher, foi lançado o PAS Mulher e foram investidos 360 mil reais na compra de alimentos produzidos apenas por agricultoras familiares e que também beneficiaram diversas instituições socioassistenciais.

Foto: Geirlys Silva

Ainda na promoção do desenvolvimento no campo para agricultores e agricultoras familiares em nosso estado, só nos primeiros 100 dias foram cadastradas mais de 63 mil pessoas no programa Garantia Safra e mais de 4 mil foram inseridas no programa de Incentivo à Irrigação, que concede aos trabalhadores e trabalhadoras do campo um desconto na fatura de energia elétrica.

O trabalho segue

Foram 100 dias de gestão e 100 dias de muito trabalho e a SAF segue neste ritmo, empenhada para o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso estado, fazendo com que a nossa produção no campo possa crescer cada vez mais e além de gerar emprego e renda, levar comida à mesa de todos os piauienses e cumprir com o seu dever social.