A secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, participou, nessa quarta-feira (12), no Museu do Piauí, da abertura das atividades em alusão ao mês dos Povos Indígenas. Com o tema “Identidades, Territorialidades e Educação Indígena”, o evento busca tratar das políticas públicas que atendam às necessidades das comunidades.

O evento foi realizado pela Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários. A programação do primeiro dia de evento contou com manifestações culturais, exposição de artesanato das comunidades, além de palestras e rodas de conversa sobre os povos originários.

Para a secretária Núbia Lopes, esse momento é muito importante pois marca a resistência dos povos indígenas no Piauí. “Esse momento nos leva a refletir sobre o que precisamos fazer enquanto gestores, para que os povos indígenas possam retomar vários direitos que lhes foram retirados ao logo da história. Estamos todos unidos, trabalhando diariamente para que os indígenas tenham cada vez mais espaço e visibilidade dentro do estado e, principalmente, que tenham seus direitos preservados e respeitados” destacou a secretária.

Presente ao evento, o cacique Henrique Manoel, da Tribo Tabajara, localizada no município de Lagoa de São Francisco, falou sobre a importância das políticas públicas para os povos originários. “Nas comunidades fazemos os levantamentos das demandas e as levamos aos órgãos competentes, para a criação de políticas públicas para os indígenas. Agora é hora de sermos visto, termos visibilidade dentro do estado’’, comentou o cacique.

Abril Indígena

A programação do Abril Indígena conta com atividades em Teresina, Lagoa de São Francisco e Piripiri. Dando continuidade à programação, no próximo dia 19 de abril, data dedicada aos povos indígenas, será realizada uma feira agroecológica no território indígena Tabajara, localizado na Zona Rural da cidade de Piripiri, a 160 km da capital Teresina.

O Piauí também estará presente na edição  do Acampamento Terra Livre (ATL), marcada para os dias 24 e 28 de abril, em Brasília, que este ano tem como tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!”.