Foi encerrada nesta sexta-feira (14) a I Semana do Colaborador IDTNP Imunizado, promovida pelo Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, em alusão ao Abril Verde, mês de conscientização sobre a prevenção dos acidentes de trabalho. A iniciativa teve como objetivo incentivar a imunização ocupacional dos colaboradores, oferecendo as vacinas necessárias para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A ação contou com a parceria das Redes de Frios Estadual e Municipal e também do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST). “Em nome da diretoria do CEREST agradecemos a oportunidade de estar aqui participando deste momento com vocês. E parabenizamos este cuidado exemplar que o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella tem com os seus funcionários”, enfatizou a representante do CEREST, Aline Bitu.

O diretor técnico do IDTNP, Dr. José Noronha, enfatizou a importância da imunização ocupacional para a manutenção da saúde e segurança no ambiente profissional. “Depois da pandemia, realizar esta semana é também uma celebração, porque nos últimos tempos temos visto muita desinformação sobre a vacinação. E este tipo de ação que estamos realizando aqui também serve para que sejamos multiplicadores de boas informações. Então, além de proteger nossos funcionários e, consequentemente, nossos familiares, como também os pacientes, nós estamos cumprindo nosso papel de propagar boa informação”.

De acordo com o diretor geral do hospital, Dr. Jurandir Martins, a iniciativa foi muito importante para conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. “Este é um momento para que nós, que cuidamos tão bem dos nossos pacientes, possamos dar esta mesma atenção aos nossos colaboradores também. A proteção à nossa saúde é algo primordial e a imunização faz parte disso. Esta semana é também um alerta para que estejamos sempre atentos às boas condições de trabalho”.

“É fundamental que nossos profissionais estejam imunizados para que possam atuar com segurança e qualidade no atendimento aos pacientes, além de se protegerem contra doenças infectocontagiosas”, destacou Jucileide Alves, enfermeira do trabalho do Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do IDTNP.

Os colaboradores que participaram da I Semana do Colaborador IDTNP Imunizado elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da prevenção para a manutenção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Francisco Carvalho, carinhosamente chamado de seu Chiquinho, já tem 45 anos que trabalha no Hospital Natan Portella, foi o primeiro a arregaçar a manga da camisa para receber a imunização. “Agora estou protegido de verdade. Isso é muito bom”, disse ele.

A maior parte dos funcionários já havia se vacinado no início da tarde desta quinta-feira (13). “Foi muito bom ter acesso a todas essas vacinas aqui mesmo no hospital, sem precisar me deslocar para outro local. Isso mostra que a instituição se preocupa com a nossa saúde e bem-estar”, afirmou um dos funcionários.

“Nós atingimos nosso objetivo de conscientizar nossos colaboradores sobre os acidentes de trabalho e reforçamos a importância da imunização ocupacional para a saúde e segurança dos profissionais no ambiente de trabalho. O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella segue comprometido nos bons cuidados com nossos pacientes e em promover ações que garantam boas condições de trabalho e bem estar dos seus colaboradores”, conclui Dr. Jurandir Martins.