As 185 famílias convocadas pela ADH para receber a documentação de seus imóveis, nesta terça-feira (22), compareceram cedo ao auditório da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH). Segundo a diretora geral do órgão, Gilvana Gayoso, tudo foi organizado para receber os mutuários seguindo as medidas de segurança para prevenção da Covid-19. A equipe da Diretoria de Regularização distribuiu senhas para evitar aglomeração.

A diretora Gilvana Gayoso destaca que a entrega dessa documentação é mais um grande passo para que o mutuário obtenha o título definitivo de seu imóvel. Nesta ação, foram entregues ofícios de liberação de hipoteca, termo de aditamento contratual, ofícios de averbação, ofícios de incorporação, termos de re-ratificação e certidões de quitação.

Cerca de noventa por cento dos mutuários compareceram à ADH para receber a certidão de quitação de seus imóveis. São moradores dos conjuntos habitacionais Saci, Parque Piauí, Dirceu, Mocambinho e outros, todos construídos pela extinta Cohab.

O casal Luis Gonzaga dos Santos e Elvina de Sousa Santos, do conjunto Promorar, é um dos beneficiados. “Esse documento representa segurança para nossa família”, disse dona Elvina. “Parabéns para vocês que conseguiram quitar suas unidades habitacionais e hoje estão recebendo essa documentação de quitação do imóvel ”, disse a diretora Gilvana.

Taxas
O mutuário Carlos Araújo, morador do conjunto Mocambinho, questionou as taxas cobradas pelos cartórios de Teresina na hora de registrar o imóvel e requerer a escritura definitiva. A diretora Gilvana disse que as taxas cartoriais são uma preocupação do governo e, por isso, em parceria com o Tribunal de Justiça e Governo do Estado, foi criado o Programa Regularizar, que será executado por empresas credenciadas. “Foi publicado um edital de chamamento público para que empresas interessadas em prestar esses serviços de regularização executem esse trabalho”, declara ela.

Gilvana Gayoso afirma que em 2021, a ADH pretende regularizar mais de 60 mil imóveis. “Vamos priorizar os imóveis que estão com o financiamento quitado. Os trabalhos serão fundamentados na Lei Federal 13.465 e Provimento nº 36/2019 da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí”, esclarece ela.

Na última quinta-feira (17), a diretora Ana Lúcia Gonçalves e o assessor Greg Maranhão, ambos da ADH, estiveram reunidos com o governador Wellington Dias e secretários, para apresentar os objetivos do Programa Regularizar. Participaram também o diretor de Habitação João Filho e a presidente da Comissão Permanente de Licitação da ADH, Ana Cláudia.