A Agespisa já executou 90% da obra de ampliação da estação compacta de tratamento de água de Luzilândia, cidade localizada a 242 quilômetros de Teresina. O investimento é de R$ 100 mil, com recursos do Governo do Estado e da própria Agespisa.

Com a conclusão da obra, a produção de água na ETA compacta terá um aumento de 50%, passando de 90 para 135 mil litros por hora. Somada à ETA convencional já existente, a produção de água chegará a 215 mil litros por hora em Luzilândia. Toda a população urbana será beneficiada e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o fim deste mês.

Além da ampliação da estação compacta, estão previstos novos investimentos que vão beneficiar a população luzilandense. Atualmente, em fase de contratação da empresa executora, as obras preveem a implantação de uma adutora de água bruta com extensão de 680 metros, que vai levar água do Rio Parnaíba para as duas estações de tratamento, a reforma e melhoria do sistema de captação de água e a construção de um novo escritório local.

Após o início dos serviços, a previsão é de que a implantação da adutora e a reforma da captação sejam concluídas dentro de 60 dias. Já o novo escritório deverá estar pronto em 90 dias, garantindo melhor atendimento e mais conforto aos clientes e funcionários.

“Com a nova adutora de água bruta, teremos duas disponíveis, o que garante mais segurança ao funcionamento do sistema de abastecimento”, ressalta o diretor de Engenharia, Carlos Augusto Costa de Oliveira.