Para marcar a entrega da rede regular de água tratada em ocupações consolidadas na capital do Piauí, a empresa Águas de Teresina realizou evento virtual, com transmissão ao vivo para a população, nesta terça-feira (28). Com a participação do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho e demais autoridades do Estado e Município, a concessionária apresentou o resultado dos investimentos realizados.

Mais de 10 mil pessoas que antes conviviam com falta d’água passaram a contar com rede regular e abastecimento 24h. Com investimento de mais de R$ 6,5 milhões, a Águas de Teresina implantou 32 km de novas tubulações em áreas como Terra Prometida, Dandara dos Cocais, Vila Nova Conquista, Vila Nova Esperança e Vila Padre Humberto.

“Temos muita satisfação em apresentar esses resultados. Ver a transformação de vidas nessas comunidades que antes convivam com a incerteza do abastecimento, nos motiva a seguir com a expansão do acesso à água na cidade. Neste período de pandemia, redobramos nosso trabalho e atenção à população para que ninguém fique desassistido”, diz Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Durante participação no evento virtual, o governador Wellington Dias reforçou a importância de iniciativas que beneficiam a população. “Ver esse avanço e mais um passo positivo na prestação de serviço da concessionária nos deixa seguros de que estamos no caminho certo. O trabalho desenvolvido já nos trouxe destaque positivo, como o prêmio da Organização da Nações Unidas (ONU)”, disse o gestor.

Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

“Mais uma vez acompanhamos o cumprimento de meta contratual pela Águas de Teresina e os resultados positivos para a vida da população. Neste momento de pandemia, ver água chegando em áreas carentes nos deixa animados e confiantes de que os teresinenses terão estrutura para cuidar da sua higiene em casa. Entendemos que o caminho é esse, investir com compromisso e seriedade”, destacou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

No ambiente virtual, várias autoridades municipais e estaduais marcaram presença na inauguração da rede regular de água, como o diretor-presidente da Arsete, Edvaldo Marques, e vereadores. Além disso, os líderes comunitários das áreas beneficiadas acompanharam ao vivo.

Implantação de rede

Desde 2018, a Águas de Teresina investe na implantação de redes em áreas regularizadas, com o intuito de promover mais saúde e qualidade de vida às famílias. Ao todo, 32,5 mil pessoas já foram beneficiadas com a implantação de 78 quilômetros de novas redes, somando investimento de mais de R$ 20,5 milhões.

Na zona sul, foram contempladas as ocupações consolidadas como Parque Vitória, Parque Eliane e Terra Prometida. Já na zona sudeste, a Vila Nova Esperança conta agora com água tratada. Na zona norte, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais receberam obras de rede de água. Na zona leste, a Vila Nova Conquista foi beneficiada.

“Tudo isso só é possível com a participação das nossas equipes. São mais de 600 colaboradores buscando levar água de qualidade para a zona urbana da cidade. Fazer parte do avanço da infraestrutura de água e esgoto é gratificante e isso tem trazido resultados importantes, como o que vimos hoje”, afirma Diego Dal Magro, diretor-executivo da Águas de Teresina.