O estudante do 4º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí, Alisson Mesquita da Silva, desenvolveu uma máquina para confeccionar placas de circuito no laboratório do curso. O projeto é desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desde 2020. Para desenvolver a proposta, o aluno realizou pesquisas teóricas e em seguida começou a construção da máquina – utilizando a tecnologia CNC (Comando numérico Computadorizado) em sua confecção.

Alisson Mesquita da Silva desenvolve o projeto no edital do Pibic-Pibiti

 

Demanda

Segundo Alisson, esse trabalho surgiu a partir da necessidade da criação de placas de circuito impresso no próprio laboratório de Engenharia Elétrica, visto que muitos pesquisadores (discentes e docentes) quando estavam realizando suas pesquisas necessitavam prototipar circuitos eletrônicos em Placas de Circuito Impresso (PCIs). “Assim, muitas vezes, a única saída é contatar uma empresa especializada na confecção de placas de circuito impresso, o que pode ser um procedimento caro e demorado. Tentando sanar essa dificuldade, o projeto que eu propus, vida desenvolver uma máquina CNC de baixo custo para confeccionar essas placas no próprio laboratório de Engenharia Elétrica, sem a necessidade de entrar em contato com empresas para fabricar circuitos”, informou o estudante.

Máquina que confecciona placas de circuito

 

Utilização

A máquina já foi utilizada por um discente que está realizando pesquisa na área de automação com tecnologia dual-tone multifrequency. “Por isso, o projeto é importante: porque fabrica circuitos muito facilmente e foi desenvolvida a fim de manter o menor custo possível”, enfatizou Alisson.

O orientador do projeto, professor Juan de Aguiar, afirma que essa máquina pode ser utilizada em muitos outros projetos, inclusive pode ser replicado por outras instituições. “Essa máquina possibilita diversas atividades em várias áreas, por isso essa metodologia que aplicamos na produção da máquina pode ser replicada por outras instituições. Para nossa Universidade esse é um projeto ímpar”, destacou o docente.

Atividades

O projeto foi aprovado no Edital PIBIC 2020-2021 e a maioria das atividades propostas no cronograma do projeto já foram executadas. “Falta apenas a entrega dos relatórios que será em breve, mas após os relatórios pretendo submeter meu projeto em algum evento”, contou o aluno sobre o encaminhamento da pesquisa.

Além disso, o estudante também pretende desenvolver futuramente alguns dispositivos para melhorar a praticidade no uso da máquina.