O chat do YouTube na segunda edição do Pré-Enem Seduc Live não parou durante as quatro horas de transmissão das aulas. Seja indicando a resposta, comentando com o professor ou tirando as dúvidas, a interação constante entre os alunos no chat é uma marca dos estudantes piauienses.

Neste domingo (20), os estudantes acompanharam o conteúdo nas disciplinas de Matemática, Linguagens, Redação e Geografia, transmitidas pelo Canal Educação, no Facebook e YouTube, e TV Antares (canal 2.1).

Estudantes de Teresina, Nova Santa Rita, José de Freitas, Betânia, Regeneração, Cajueiro da Praia e de cidades fora do Piauí, acompanharam as aulas com os conteúdos disponibilizados no site: https://preenem.seduc.pi.gov.br/. Ao final de cada aula, os professores continuam a conversar com os estudantes no quadro Bora Papear.

Segundo o professor de Matemática, Raphael Marques, a participação dos estudantes no chat, no modelo de revisão online, funciona como termômetro para o entendimento dos estudantes sobre os assuntos repassados.

“É uma honra retornar com as aulas on-line. Identifiquei vários alunos que acompanham as aulas do Canal Educação durante a semana e agora iniciam o ciclo de revisões do Pré-Enem. No momento presencial, sabemos se o aluno entendeu ou não as questões olhando no rosto deles, mas aqui compensamos esse momento com o chat como forma de interação para completar o entendimento do aluno, pois a participação dos estudantes é constante e facilita para diminuir as possíveis dúvidas”, destacou o professor.

Ao encerrar os conteúdos ao vivo, os estudantes continuam tendo o apoio didático com os grupos Salas de Aula On-line. Na plataforma de WhatsApp são cinco grupos de conteúdo e um grupo específico de redação de todas as disciplinas com apostilas, vídeos, podcasts e todo material pedagógico necessário. Os grupos da Sala de Aula Online Pré-Enem Seduc são coordenados por representantes das equipes Pré-Enem Seduc, Canal Educação e Seduc, como informa o coordenador do Pré-Enem, Wellington Soares.

“Por meio das salas on-line, os estudantes recebem os conteúdos, informações sobre o Enem, material de apostila e é uma forma dos estudantes socializarem os materiais, inclusive, trocando redações. Tivemos um saldo positivo nas redações, com estudantes alcançando a pontuação superior a 900 pontos, estes acompanhando os grupos de sala on-line”, disse.

Novos quadros

Aos domingos, os alunos conhecerão as ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação com o quadro a Seduc Ta On. Na estreia, a professora Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Seduc, apresentou as possibilidades de ingresso ao Ensino Superior nos próprios municípios,, com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

No primeiro momento, a professora e coordenadora da UAPI, Ivana Cabral, apresentou o funcionamento do Ensino Superior da UAPI, criada em 2016 para oferecer cursos superiores por meio do ensino a distância no Estado do Piauí.

“A UAPI é um programa inteiramente do Estado do Piauí e funciona por meio de parceria entre a Seduc, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). Estamos em 120 municípios com o curso piloto de bacharelado em Administração, o que possibilita que o estudante tenha acesso ao Ensino Superior sem a necessidade de se deslocar para outros polos. O grande diferencial é a mediação tecnológica, que permite alcançar estes municípios”, pontuou a coordenadora.

No quadro Fala Consultor, Felipe Lopes, consultor do Enem, destacou o tema Pesos nas provas, afirmando que “os pesos são basicamente a importância que a universidade dá para cada uma dessas provas como pré-requisito para um curso”. Felipe falou ainda sobre o cálculo que o estudante deve entender para obter a nota, segundo a área de conhecimento com o peso necessário para alcançar o objetivo e curso desejado.

As lives de revisão continuam com os quadros entre uma aula e outra como o “Bora louvar”, que homenageia e celebra artistas, escritores, personalidades brasileiras e internacionais, que contribuem ou contribuíram com a cultura mundial. Tem também o “Bora ler”, com sugestões de livros para os estudantes, que ao final do ano, terão lido cerca de sete livros da literatura brasileira e piauiense. Por fim, o quadro “Bora ver filme” com sugestões de filmes e ainda o “Bora Papear”, com conversas e tira dúvidas dos alunos.