A trinta dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede estadual de ensino do estado estão na expectativa para o dia da realização das provas. Serão quatro domingos sequenciados de provas, dois para a prova tradicional e dois para a versão digital. Diante da suspensão de aulas presenciais, ocasionada pelo avanço de casos do novo coronavírus (Covid-19), o Pré-Enem live, realizado pela Seduc, continuou apoiando e dando suporte para jovens em preparação para o Enem. Transmitido pela TV Antares, plataforma do Canal Educação no YouTube e pelas redes sociais da Seduc Piauí, o projeto não parou e superou as expectativas.  Com lives, podcasts, salas virtuais e projetos on-line, os estudantes interagem em grupos e por meio de diferentes ferramentas, sendo o WhatsApp, o principal canal de comunicação.

De acordo com a professora Hildalene Pinheiro, coordenadora do Pré-Enem, a cada live houve uma novidade, um quadro novo e um aumento significativo nas participações. “Temos no total, ao longo das 30 lives já realizadas, mais de 60 mil visualizações, o que dá uma média de 2 mil acessos por live”, disse.

Para o estudante Fauber Bendd, aluno do 3º ano do CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, de Teresina, a Seduc contribuiu muito com as aulas remotas e preparativos para o Enem. “Os professores são excelentes, sempre focando em revisões e nos principais pontos que caem na prova. Acompanho as aulas também pela TV, participo das salas de aula via grupos de WhatsApp e lá, eles contribuem bastante com as dicas de redação, abordam atualidades,  envio de pôsteres e apoio aos participantes com monitorias”, comenta o estudante que pretende cursar jornalismo.

Os candidatos que optaram pela versão digital terão que ir até a escola (que constará no seu cartão) para fazer a prova, que estará disponível em um dispositivo eletrônico. A redação este ano será no mesmo modelo para todos, caso o estudante tenha optado pelo formato digital ou o tradicional.

Como medida de prevenção à Covid-19, durante toda a aplicação das provas, para os dois formatos, será obrigatório o uso da máscara facial de proteção.

“A educação não para! Iniciamos o ‘Reta Final 30 dias’, com lives especiais com dicas, vídeos, talk show, orientações gerais sobre a área de interesse dos estudantes, dentre outras ações. Um plano de potencialização para nossas ações e mobilizações, para que o estudante possa ir bem preparado para as provas, e assim continuarmos referência no número de inscritos e na frequência no exame”, disse a coordenadora da mediação tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, No Enem 2018, foram quase 120 mil inscritos; no Enem 2019, foram registradas 122 mil inscrições e, esse ano, foram contabilizados mais de 130 mil candidatos inscritos.

O Pré-Enem Live terá sua última edição no próximo domingo, 20, das 8h às 12h30. Para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibiliza todo o conteúdo de forma digitalizada no site https://preenem.seduc.pi.gov.br/.