A suspensão de aulas pela pandemia da Covid-19 mobilizou as escolas públicas da rede estadual do Piauí a alcançar todos os alunos em diferentes realidades. Uma destas escolas que adaptou sua metodologia de ensino foi a Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, na zona Sul de Teresina. A escola iniciou a divulgação para a comunidade escolar explicando a situação totalmente nova para a realidade dos mais de 500 alunos atendidos e apresentou o plano de ação que está sendo colocado em prática do dia 13 ao dia 30 de abril, momento em que os professores executam as aulas nas plataformas Google Classroom e Whatsapp, por videoaulas e Canal Educação.

Os alunos foram organizados e divididos em 20 turmas. Cada grupo de turma responde  no horário virtual os conteúdos repassados pelos professores no mesmo horário em que estariam na sala, fisicamente, com os respectivos horários por turno.

Alternando seus estudos com o cuidado ao seu bebê recém-nascido que está com 3 meses de vida, a aluna Maria Vitória, que estuda no 3º ano do Ensino Médio conta como está sendo sua adaptação neste período. “Não pude acompanhar o início das aulas na escola, por ter tido neném, então está sendo uma situação nova pra mim e pra todos os outros alunos. Estou tentando me adaptar à ferramenta de estudo e não posso deixar de parabenizar a Seduc que está nos motivando todos os dias, por mais difícil que seja”, pontua.

Maria Vitória segue estudando com o suporte da mãe e irmã nos cuidados com o pequeno Luiz Henrique. A estudante, além de acompanhar as aulas para o ensino regular, também se prepara para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio por meio do Pré-Enem Seduc Live. “Estou assistindo as aulas pelo Canal Educação nos dias de domingo e o preparatório do Enem na internet ajuda muito”, afirmou a estudante.

A professora de Física, Maria do Rosário Silva, explica que esta é uma fase de adaptação tanto para os alunos quanto para os professores, entretanto os docentes estão conseguindo dar o suporte aos estudantes. “É tudo muito novo. Estamos aprendendo juntos. Inicialmente, foi complicado pois tínhamos muitas dúvidas. Mas, com o tempo, estamos aprendendo a usar as ferramentas oferecidas e eles aprendem muito rápido, pois estão na era digital. Eles têm muita vontade de aprender, mesmo sentindo falta do ambiente escolar. Estou muito feliz com o entusiasmo deles”, destacou.

As plataformas utilizadas pela U. E. Nossa Senhora da Paz atingem cerca de 80% dos alunos, por isso foram pensadas também ações para os que não conseguiram acessar os conteúdos, seja por falta de internet ou outra eventualidade, como destaca a diretora Maria Socorro Vieira Amâncio. “Para os alunos sem acesso à internet, o professor envia à escola as atividades, reproduzimos e encaminhamos para a casa do aluno. Dentro do nosso plano de estudo, a principal ferramenta é o nosso livro didático, pois este é um dos recursos que mais está ao alcance dos alunos. Então, é importante que ele use o caderno e entre em contato em caso de dificuldade, uma vez que o professor pode considerar como avaliação auxiliar no retorno das aulas”, afirma a diretora