Estudantes da rede pública estadual de ensino que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participaram, nesta quarta-feira (31), de um momento especial com o governador do Piauí, Wellington Dias, e com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

De forma virtual, Wellington parabenizou os estudantes pelos bons resultados obtidos no Enem, mesmo em meio a um ano atípico e de grandes dificuldades. “Vocês são exemplo e estimulam outras pessoas, seja na cidade, na família. Não desistam de seus sonhos. Mesmo durante um ano bem difícil em todos os aspectos, vocês conseguiram se superar. Precisamos de alegrias como essa para nos dar ainda mais esperança de dias melhores”, disse o governador.

Na oportunidade, Ellen Gera também parabenizou os estudantes e relembrou todos os esforços da Seduc em garantir que a educação não parasse durante todo esse ano de pandemia. “Não medimos esforços para a realização das aulas no formato remoto. A secretaria destinou recursos para a adequação das escolas e utilizou a mediação tecnológica, por meio do Canal Educação, para que os conteúdos chegassem aos aluno. Seguimos juntos com vocês”, afirmou o secretário.

Além da alegria pelas boas notas no Enem, os estudantes que participaram da videochamada tinham algo mais em comum, o sentimento de gratidão pelo empenho de toda a equipe de suas respectivas escolas, principalmente dos professores em auxiliá-los na preparação para o certame.

“Sou muito grato aos meus professores que tanto me ajudaram nessa preparação. E sei que quando um aluno da escola pública ingressa no ensino superior, é a prova de que o trabalho de toda uma rede deu muito certo”, afirmou Fellipe de Souza, estudante do Ceti Lima Rebelo, em Parnaíba.

“Tivemos que nos adaptar às aulas remotas e o apoio dos grupos das salas de aula on-line, dos professores e da escola, foi fundamental”, contou Adjanira Leal, aluna da Unidade Escolar Luiz Ubiraci de Carvalho, em  Vila Nova do Piauí.

Durante a ação virtual, os estudantes falaram para o governador e para o secretário Ellen Gera detalhes sobre a rotina de estudos e enalteceram o trabalho da gestão pública que deu todo o suporte para que os alunos alcançassem notas acima de 900 no Enem.

“As plataformas da Seduc foram essenciais para que as aulas remotas ocorressem de verdade. Eu aliei meu cronograma de estudo aos projetos da escolas, além da revisões do Canal Educação e deu muito certo”, concluiu a estudante Lílian Dávila, da cidade de Juazeiro do Piauí.