Para dar mais celeridade nos atendimento aos servidores que procuram pelos serviços da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), está sendo utilizado um novo sistema de gestão, o GLPI. Trata-se de um software livre usado no mundo todo, adaptado à regra de negócio da ATI. Para ter acesso ao sistema, basta acessar o site, link aqui e preencher os dados com usuário e senha, os mesmos já utilizados para acesso ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação) pelos servidores estaduais e preencher o órgão de origem.

A grande vantagem desse novo sistema é a integração de usuários. Com o mesmo usuário do SEI, o servidor consegue logar no GLPI, fazer a abertura de chamados como senha de contracheque, suporte técnico, atualização de site, criação de usuário do SEI, dentre outros serviços.

Para ter acesso ao sistema, o servidor utilizará os mesmos usuário e senha do SEI.

“Tudo passa a ser concentrado num só local. A solicitação vai para o suporte do sistema, tem um chamador que agrega todas essas mensagens, entra numa fila e direciona para os setores que têm sua competência”, destacou o diretor técnico da ATI, Luciano Aguiar.

O sistema não terá nenhum custo ao governo e tem a vantagem de proporcionar interação entre quem abriu o chamado e o suporte técnico da ATI. Assim, a ATI consegue ter o controle de todas as ocorrências, com um relatório e estatísticas dos serviços.

“A ATI passou a evoluir quanto a isso, pois antes deste sistema, os usuários mandavam um e-mail para o suporte solicitando atendimento, esse e-mail fazia uma abertura de chamada em um outro sistema de maneira automática, só que esse sistema tinha uma série de limitações e hoje com o GLPI, a gente consegue fazer uma boa gestão, com um painel que possibilita acompanhar o status de todos os chamados”, explicou o diretor técnico.

Ainda de acordo com Aguiar, o GLPI passou por uma customização no sistema para possibilitar a abertura de chamado de órgãos externos, como prefeituras. “O GLPI é um sistema voltado para os usuários solicitarem os serviços desta Agência, mas as prefeituras, por exemplo, que tiverem interesse em hospedar o site deles na ATI, podem fazer um cadastro para fazer aberturas de chamadas para os serviços deles também”, disse.