O Governo do Estado do Piauí, por meio de uma ação integrada de diversos órgãos, está realizando blitzen educativas no município de Teresina para conscientizar a população sobre a manutenção dos cuidados de prevenção ao coronavírus e necessidade de cumprimento do Decreto Estadual (Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021) que reforça as regras sanitárias. A ação envolve órgãos como Detran, Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança e as Polícias Militar e Civil.

Blitz educativa de prevenção ao coronavírus

 

Na noite dessa sexta-feira, foi realizada uma blitz na Avenida Dom Severino, no bairro de Fátima, zona leste de Teresina. O comandante Lindomar Castilho destacou que a blitz tem um caráter educativo para despertar a conscientização da população sobre a necessidade dos cuidados com o vírus e também de não consumir álcool ao dirigir, solicitando que todos possam colaborar com as medidas sanitárias estabelecidas. Porém, em casos específico, podem haver autuações. “Todos os dias vamos escolher um ponto da cidade, que tenha um número significativo de transeuntes e condutores de veículos, com essa abordagem educativa, mas se for preciso faremos algumas atuações quando houver transgressão de trânsito ou a suspeita de qualquer crime que possa acontecer”, explicou.

Blitz educativa de prevenção ao coronavírus

O diretor do Detran, Garcia Guedes Filho, disse que a blitz vai focar principalmente na alcoolemia dos condutores e que será realizado testes do bafômetros quando necessário. “ Estaremos abordando os condutores pra conversar obediências as regras de trânsito e faremos também o teste do bafômetros em alguns casos”, comentou.

Para o secretário de segurança Rubens Pereira, o período requer importantes restrições e é importante que os cidadãos obedeçam às medidas sanitárias. “ É um cuidado individual pensando na coletividade. Quem respeita nesse momento o uso das máscaras e as retrações no comércio está ajudando a salvar vidas. Não queremos ver no Piauí aquilo que está acontecendo em outros estados”, disse.

“ Ninguém sabe quem está com o vírus, por isso todo cuidado é pouco. Achei muito importante esta ação e espero que a população colabore, pois já foram muitas vidas perdidas”, disse a condutora Maria Soares, quando foi abordada pela equipe do Governo.

A gerente de atenção básica da Secretaria de Saúde, Dília Falcão, disse que o objetivo é ter a população como aliada para erradicar o vírus do Piauí. “ Os órgãos estão fortalecendo as ações, mas precisamos que a sociedade também nos ajude tomando todos os cuidados necessários. Por isso estamos aqui pra orientar, para que eles possam entender que o distanciamento, o uso de máscara, o uso do álcool em gel e não aglomerar são vitais e vão ajudar para que o nosso estado não aumentem o número de óbitos, nem agrave a situação e não percamos mais pessoas para a Covid-19”, declarou.

Blitz educativa de prevenção ao coronavírus
Blitz educativa de prevenção ao coronavírus
Blitz educativa de prevenção ao coronavírus
Blitz educativa de prevenção ao coronavírus
Blitz educativa de prevenção ao coronavírus
Blitz educativa de prevenção ao coronavírus