O Mapa de Risco Epidemiológico de 6 de setembro registrou apenas uma das oito regiões do estudo com alto risco epidemiológico para Covid. Se comparada com a semana anterior, as regiões de Parnaíba e Teresina mantiveram o risco médio-baixo, com propagação e ocupação dos leitos constantes. A região de Piripiri passou de baixo risco para risco médio-baixo, devido a uma maior ocupação dos leitos. A região de Floriano foi de alto para médio risco, devido a uma queda da propagação da doença, mantendo a elevada ocupação de leitos. Oeiras subiu o nível de baixo para médio, devido à alta propagação da doença nessa última semana.

A região de Picos saiu de médio para médio-baixo, devido a uma queda na propagação, mantendo elevada a ocupação dos leitos de UTI. São Raimundo Nonato foi de médio-baixo, para baixo risco, devido a uma queda na propagação da doença e tendo alta disponibilidade de leitos e Bom Jesus subiu de médio para alto.

Segundo Bruno Ribeiro, médico intensivista e membro do COE-PI, é a única região com risco alto no último mapa. “O risco está alto devido ao aumento da propagação da doença na região, aumento das internações e pelo fato de não terem sido abertos os leitos de UTI de lá”, explicou.

A região cujo município polo é Parnaíba manteve o risco epidemiológico médio-baixo da semana anterior, explicado pela baixa propagação da doença e taxa constante de ocupação dos leitos Covid-19. Parnaíba é o município com maior incidência, enquanto Cajueiro da Praia apresenta a maior taxa de mortalidade da região.

O risco epidemiológico da região de Piripiri elevou-se de baixo para médio-baixo, apesar da baixa propagação na região, devido ao aumento da ocupação dos leitos. Luzilândia é o município com maior incidência e São José do Divino com a maior taxa de mortalidade.

Teresina e região vêm mantendo o risco epidemiológico médio-baixo há cinco semanas, devido à sustentação da baixa propagação da doença e taxa constante de ocupação dos leitos. Hugo Napoleão é o município com a maior incidência e Água Branca tem a maior taxa de mortalidade.

A região de Floriano teve o risco epidemiológico reduzido de alto para médio, devido à diminuição do número de casos novos, internações e óbitos. A região, no entanto, apresenta elevada ocupação dos leitos clínicos e de UTI Covid. O município de Canavieira é o único do estado ainda sem casos confirmados. Baixa Grande do Ribeiro tem a maior incidência, enquanto Uruçuí apresenta a maior taxa de mortalidade da região.

Oeiras teve o risco epidemiológico elevado de baixo para médio, causado pelo aumento do número de internações e óbitos na região, apesar da boa disponibilidade de leitos livres. O município polo de Oeiras apresenta a maior incidência de Covid-19 na região, enquanto Floresta do Piauí tem a maior taxa de mortalidade.

Houve queda do risco epidemiológico de médio para médio-baixo na região de Picos, devido à baixa propagação da doença na última semana aliada à diminuição da ocupação dos leitos de UTI Covid. O município de Santa Cruz do Piauí apresenta a maior incidência da região, bem como a maior taxa de mortalidade.

São Raimundo Nonato e região tiveram o risco epidemiológico reduzido de médio-baixo para baixo, devido à baixa propagação da doença associada à boa disponibilidade de leitos. Lagoa do Barro do Piauí é o município com maior incidência da região, enquanto Caracol apresenta a maior taxa de mortalidade.

A região de Bom Jesus teve o risco epidemiológico elevado de médio para alto, devido ao aumento do número de internações na última semana. O município polo de Bom Jesus apresenta a maior incidência da região, enquanto Redenção do Gurguéia tem a maior taxa de mortalidade.