A cabo Marcleide Vieira, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí, concluiu o curso de Negociador Policial em Ocorrências de Crise, realizado no Mato Grosso. Com duração de 20 dias, a especialização tem como objetivo a análise para diretrizes e tomada de ações em contextos envolvendo reféns, sequestros, dentre outras ocorrências de crise.

Formada em psicologia e fazendo parte dos quadros da PM-PI há quase 30 anos, Marcleide Vieira foi designada para o curso assim que foi transferida para o Bope. “Fui fazer esse curso no Mato Grosso a partir da minha transferência para o Bope porque a minha função é de psicóloga. E a doutrina do negociador direciona que tenha um psicólogo e como eu sou graduada em psicologia, fui transferida para lá com o intuito de compor a companhia”, explica.

“A importância desse curso é imensa porque, além de eu já ter sido designada para compor a equipe, eu também precisava ter conhecimento de como funciona o processo de negociação de uma crise. Então, como psicóloga, tenho o papel durante à ocorrência de ficar observando, avaliando, propondo e intervindo no cenário, porque diante disso a gente vai direcionando as tomadas de decisões”, completa.