A Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), realizou, neste domingo (2), a 10ª Caminhada Azul, na Ponte Estaiada, em Teresina.

O evento acontece anualmente em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, e este ano traz o tema “Mais informação, menos preconceito”, com o objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto. A ação ocorreu com a presença de diversas entidades e autoridades que apoiam a causa das pessoas autistas, que vem crescendo mundialmente.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a Secretaria sempre apoia a Caminhada, pois entende que a data é muito importante. “Neste dia temos a oportunidade de fazer uma reflexão do que avançamos e do que ainda precisamos avançar em políticas voltadas para este público. O Estado do Piauí tem grandes avanços na área de inclusão das pessoas com deficiência, sobretudo das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, declara.

Entre as ações, o gestor destaca os atendimentos no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), no Centro Integrado de Educação Especial (Cies), no Centro de Equoterapia, além das salas de recursos multifuncionais na Rede Estadual de Educação. Outro serviço importante é a Carteira de Identificação do Autista, emitida pela Seid no Piauí desde 2019.

“Em breve teremos em Teresina um Centro Especializado no atendimento às pessoas autistas, que será feito através de recursos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, mais contrapartida do Governo do Estado”, finaliza.