O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, e equipe do Departamento de Engenharia e Arquitetura da instituição, visitaram,  na terça-feira (10), o Campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato. Na oportunidade foi feita uma avaliação técnica do campus e autorizado o início das obras de reforma estrutural do campus. As obras iniciam nesta semana e serão investidos R$ 343.581 nos serviços, recursos do Tesouro Estadual.

Na visita, os técnicos do Departamento de Engenharia e Arquitetura puderam traçar estratégias para a criação do projeto de manutenção do campus. Tallyta Sousa Lopes, diretora do departamento e também ex-aluna da Uespi, ressaltou que a transformação no campus será na restruturação de salas e construção de uma subestação aérea de 15 KV na universidade.

“Nesta obra vamos fazer a reconstrução das salas de aulas, que precisam de reparos, e também na construção de uma subestação elétrica para atender toda a comunidade acadêmica da universidade em São Raimundo Nonato. Nós temos como tempo de finalização da reforma prevista para 90 dias, mas provavelmente, pode haver uma prorrogação por conta do trâmite de aprovação, pois haverá uma troca do transformador com maior capacidade para poder atender toda a instituição”, comenta Tallyta.

Projeto técnico da reforma sendo planejado

O reitor Evandro Alberto procurou tranquilizar a comunidade acadêmica em relação aos problemas com a energia, afirmando que, após a construção da nova subestação, a crise com a rede elétrica não vai mais ser um contratempo. “Estamos dando a largada inicial para atender a comunidade do Campus Prof. Ariston Dias Lima, principalmente, para reformar os locais que mais precisam de consertos e que apresentavam problemas. Essa obra somente está sendo possível com a ajuda do Deputado Estadual Hélio Isaias (PT) que, em 2022, destinou o recursos e também porque o governo garantiu os recursos para a execução das obras. Agora, estamos aqui para dar início com a nossa equipe de engenheiros, que vão acompanhar toda a construção. Quero também agradecer a ex-governadora Regina Sousa e o atual governador, Rafael Fonteles, que assume o compromisso de executar esse reforma”, destacou o gestor.

Diretora do Campus, Janilde de Melo, Reitor, Evandro Alberto e Engenheira, Tallyta Sousa

A professora Janilde de Melo, diretora do campus, destacou a satisfação com o início das obras. “Essa reforma é realmente uma felicidade para nossa comunidade. É muito importante estar começando a concretização dessas melhorias dentro da universidade. Essas obras vão chamar mais atenção de outros interessados que desejam estudar aqui na Uespi”, completa a gestora.

Diretora do Campus, Janilde de Melo