O Campus da Universidade  Estadual do Piauí em Oeiras realiza a Semana da Consciência Negra, com discussões importantes para a luta contra o racismo e o classicismo ainda presentes na  sociedade. Serão três dias de evento on-line com início nesta quinta-feira (18) até sexta-feira, dia 20 de novembro. As inscrições estão abertas por meio do formulário online.

Com o objetivo de levantar discussões sobre luta de classes e racial, professores da Uespi se reuniram para a realização da Semana da Consciência Negra. O evento acontece em consonância com o Dia da Consciência Negra, que é dia 20 de novembro no Brasil.

O professor Harlon Homem, diretor do campus de Oeiras, afirma que o ano de 2020, especificamente, foi marcado por acontecimentos que causaram mobilizações em prol da causa negra, com isso, o papel da universidade é levantar essas discussões e provocar reflexão à comunidade acadêmica.

“O movimento ‘Black Lives Matter’ dos Estados Unidos acabou ecoando por todo o mundo e percebemos o despertar de várias pessoas a essa causa. No mês da Consciência Negra aqui no Brasil não seria diferente. Nosso campus tenta sempre se posicionar e mostrar que está lutando não somente com os alunos, mas com toda a comunidade em torno da nossa cidade”, aponta o professor.

Programação

A programação contempla três dias de atividades. O primeiro, dia (18), conta com a discussão sobre “A importância das cotas para a Uespi”. No dia 19, os participantes poderão ver um pouco da “Literatura Negra” e no último dia terão uma reflexão sobre “Educação, Direitos Humanos e a promoção da igualdade racial”.

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Confira o formulário online.