A Gerência da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, realizou, na última semana, um torneio de futebol envolvendo 150 internos da unidade penal. A atividade teve como objetivo o incentivo à prática de atividades físicas, bem como de contribuir para a reabilitação dos custodiados.

Internos da CDP de São Raimundo Nonato participam de torneio esportivo na unidade penal.

Internos da CDP de São Raimundo Nonato participam de torneio esportivo na unidade penal.

Anualmente, a unidade referência do sistema prisional piauiense no contexto da segurança, realiza torneios de futebol. Para o gerente da Casa de Detenção Provisória (CDP), o policial penal José de Melo, o evento proporciona benefícios aos internos e ao ambiente carcerário.

“Os torneios de futebol têm como objetivo demonstrar alternativas viáveis para a recuperação e reintegração social, além de estimular a prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida, já que o futebol trabalha o corpo e a mente, e, ainda, conhecer o perfil dos apenados. No geral, os torneios contribuem com o processo de ressocialização dos apenados para quando eles saírem não cometam mais nenhum crime”, explica o policial penal.

Desde 2011, quando foi inaugurada a unidade penal, nunca houve registros de ilícitos, motins, rebeliões ou homicídios nas dependências do estabelecimento prisional.