O Ceja Professora Maria Rodrigues das Mercedes, localizado na zona Sul de Teresina, realiza, nesta terça-feira (30), às 20h, a primeira Gincana On-line “Arraial da Quarentena”, na plataforma de vídeos YouTube. A gincana finaliza o projeto “Coronavírus”, que visou evidenciar as consequências da pandemia do Novo Coronavírus na vida da população mundial.

Acompanhe a transmissão no canal Aqui.

Além de trabalhar o tema de forma lúdica, o projeto do Ceja buscou evitar a evasão escolar entre os alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como explica a diretora Raimunda Pimental. “Como nossa escola tinha gincana e festa junina, então resolvemos fazer a culminância de forma on-line e assim mostrar um pouco do nosso projeto. Diante de tantas dificuldades: financeiras, tecnológicas, saúde física e mental, muitos estavam desistindo de estudar, porém toda a comunidade escolar tem tentado amenizar as consequências desse isolamento social com aulas motivacionais e levando a um melhor conhecimento e maior integração ao mundo que o cerca”, disse.

Entre as provas que os alunos participarão estão: quiz sobre o tema coronavírus nas disciplinas; Fato ou Fake: uma prova para verificação como estamos em relação a informação verdadeira ou falsa; dança: forró; escolha do melhor traje caipira; confecção de máscaras, entre outras.

Na gincana on-line os professores irão demonstrar como trabalharam com os alunos os temas relacionadas à pandemia do Novo Coronavírus. “Cada professor aborda o coronavirus em sua disciplina, como em Matemática analisando os gráficos, achatamento de curva, percentuais, pesquisa sorológica; Inglês: os termos mais usados como Fake, Lockdown; Educação física: atividades físicas no isolamento social; História: falando das pandemias anteriores; Geografia: analisando os países, cidades contaminadas e assim por diante. Cada disciplina abordou o tema dentro de sua perspectiva”, disse Raimunda Pimental

As três primeiras provas acontecem de forma online com a presença dos alunos e em outras provas serão reproduzidos vídeos gravados pelos próprios alunos, isso para evitar problemas técnicos durante a gincana. Após cada prova, os jurados se manifestam dando suas notas e no encerramento das provas será entregue virtualmente o troféu à equipe vencedora.