Maria de Fátima é moradora do município de São João do Piauí e mãe de Maria Fernanda, de sete anos 7 anos e portadora de microcefalia. Fátima passou cinco anos de sua vida tendo que se deslocar da cidade onde mora para Teresina para que a filha tivesse atendimento de reabilitação nas áreas de fisioterapia e fonoaudiologia. Há um ano a realidade das duas mudou. Elas não precisaram mais se deslocar à capital para o atendimento especializado.

Em junho de 2021, o Governo do Estado entregou o Centro Estadual de Reabilitação Daniely Dias (CER II), em João do Piauí. A unidade dispõe de equipamentos modernos e equipe multidisciplinar capacitada e foi pensada como alternativa para pôr fim aos longos deslocamentos de pacientes que precisavam de reabilitação, que viajavam quase 500 quilômetros até Teresina.

“Passei cinco anos da minha vida indo daqui para Teresina, muitos quilômetros percorridos para fazer a terapia de minha filha. Para glória de Deus aconteceu este grande avanço que é o Centro de Reabilitação. O atendimento é maravilhoso, excelente! Os fisioterapeutas, a fono, é tudo maravilhoso! Eu e minha família vivemos uma outra história”, comemora Maria de Fátima.

Neste primeiro ano de funcionamento, o CER II já alcançou a marca de 1.813 atendimentos e se tornou referência regional, atendendo pessoas de 21 municípios do Território Serra da Capivara.

Inaugurado em plena pandemia, o centro enfrentou de cara o desafio de reabilitar pacientes pós-Covid-19, uma realidade nova para a equipe multiprofissional. “Muitos desses pacientes já tiveram alta. A todo momento recebemos elogios e agradecimentos deles, por terem conseguido retomar a vida normal depois de passarem por aqui”, comemora a diretora-geral do CER II, Vilma Moraes.

“São João do Piauí tinha uma grande demanda por atendimentos fisioterápicos. Agora, a fila está andando. Com este centro, a população tem sido beneficiada, com destaque para o atendimento multiprofissional que é super importante”, comenta Maria de Jesus Alencar, funcionária pública, mãe da paciente M. V. P., de 1 ano e 8 meses.

Centro vai ampliar horário de atendimento

O CER II se prepara agora para uma nova etapa. Com credibilidade e confiança consolidadas, a demanda por atendimentos triplicou. A direção do centro está planejando a expansão do horário de funcionamento, que hoje vai de 8h às 12h.

“Estamos planejando uma forma de contratar mais profissionais para dar conta da demanda. É uma gratidão muito grande poder ajudar tantas pessoas”, informou Vilma Moraes.

O centro dispõe de atendimento médico, psicólogo, de fisioterapia, com fonoaudiólogo, nutricionista e serviço social. Segundo a direção, quando há necessidade de atendimento médico especializado nas áreas de cardiologia e otorrinolaringologia, os pacientes são encaminhados ao hospital estadual na cidade.

Atendimentos CER II

Enfermagem: 645 atendimentos