O Centro Integrado de Atenção ao Servidor (Ciaspi), vinculado à Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev), está adotando um procedimento especial para as perícias médicas de servidores estaduais infectados ou expostos ao coronavírus (Covid-19). Nestes casos, não será necessário comparecimento físico para as perícias. Para dar entrada no pedido de afastamento, o servidor deverá entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgãos de origem e enviar, via e-mail, cópias do atestado médico, relato do seu histórico de saúde e a documentação comprobatória da situação de exposição ao risco.

De acordo com Aline Melo, gerente de perícia médica do Ciaspi, o servidor deve encaminhar documentos que comprovem situação de exposição ao risco, como passagens aéreas (próprias ou das pessoas que travou contato) e descrição dos sintomas, caso apareçam. “Mesmo sem sintomas, o servidor que de alguma forma esteve exposto ao coronavírus deverá encaminhar estes documentos para que possa ser concedida a licença de ofício por 14 dias  para observação de possíveis sinais e sintomas compatíveis com a doença Covid-19”, explicou a gerente.

O secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, explica que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar aglomerações. “A dispensa de perícia médica presencial para servidores expostos ao vírus é mais uma medida de prevenção. De um lado, permite que se afastem do ambiente de trabalho, evitando contato com outros servidores; do outro, impede uma possível aglomeração na sede do Ciaspi”, reforçou o secretário.

Atendimentos
O Ciaspi também está readequando os serviços de perícias singulares e junta médica. Nos próximos quinze dias, os atendimentos presenciais feitos pela perícia singular serão reduzidos pela metade, já a junta médica atenderá, até a próxima sexta-feira (20), os agendamentos previamente realizados. O atendimento será suspenso a partir da próxima segunda-feira (23), devendo retornar no dia 6 de abril.

“Os processos de renovação de benefícios com junta programada para o período de suspensão das atividades serão prorrogados administrativamente por mais 30 dias e os processos de primeira solicitação do benefício terão seus agendamentos remarcados”, explicou  Aline Melo.