O Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, de Teresina, obteve nota 100 na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020. Nesta edição foram valorizadas as experiências exitosas das escolas, realizadas frente à pandemia da Covid-19.

A escola funciona em regime de tempo integral do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e está localizada na zona sul de Teresina, pertencente à 19ª GRE da rede estadual do Piauí. A escola possui atualmente 307 alunos matriculados, 19 professores, 17 servidores administrativos. No último IDEB 2017, obteve nota 5,80, com meta para 6.0 em 2019. Desde o dia 13 de abril deste ano, a escola passou a implantar um regime de aulas remotas, fundamentado no Plano de Ação do Regime especial de aulas não presenciais e na Resolução CCE/PI N 061/2020 do Conselho Estadual de Educação.

O Plano de Ação das Aulas Remotas realizado pelo Ceti teve o intuito de dar continuidade ao Ano Letivo de 2020 utilizando as novas tecnologias, plataformas e aplicativos da Internet para chegar até os alunos, bem como atividades impressas para aqueles que não têm acesso à internet, tornando públicas as práticas pedagógicas eficientes e inovadoras de gestão na educação da escola.

De acordo com o diretor da escola, Antonio Filho, durante a realização das aulas foi aplicado um questionário on-line de sondagem das ações propostas no ensino remoto, bem como o acompanhamento e devolutiva das atividades e o aprendizado dos alunos, onde foi constatada a participação de 70% dos alunos. “O plano de ação teve resultados impactantes na aprendizagem com a participação considerável de alunos, da família, gestão, professores e funcionários, podendo assim dar cumprimento aos dias letivos previstos no calendário escolar”, disse o diretor.

Para encontrar as possíveis soluções, a escola reuniu o núcleo gestor, a equipe de professores, os servidores administrativos, o conselho escolar, pais e os alunos para elaboração do Plano que teve como objetivo principal favorecer a continuidade do ano letivo de forma a minimizar as dificuldades do ensino não presencial, encontrando formas de ensino a distância, com atenção especial aqueles que não têm acesso à internet, o uso de plataformas virtuais ou aplicativos da grande rede e a manutenção do vínculo da família com a escola, apesar do isolamento social.

A partir disso, a escola deu continuidade ao uso dos grupos do WhatsApp e do Mobieduca.me para comunicação com os pais e alunos no período das aulas remotas. Foi definido ainda a inserção dos conteúdos e atividades da escola na plataforma do Google Classroom, e foram formadas 11 turmas do 6º ao 9º ano. Neste processo de inserção, foi feito o levantamento dos alunos que tinham ou não acesso à internet, por meio do WhatsApp e do Mobieduca.me. Enquanto isso os professores elaboravam o plano mensal.

“Nossa escola está coabitando na Unidade Escolar Alberto Silva, num outro bairro, longe da nossa comunidade de origem em razão da reforma do prédio. Nossa comunidade escolar tem muitas vulnerabilidades sociais, violência, baixa renda e muitos pais precisam da escola de tempo integral, já que trabalham o dia todo e encontram na escola integral uma grande ajuda para formação e proteção dos filhos. Apesar de todas as dificuldades encontradas para a realização do plano de ação, a escola está conseguindo dar continuidade ao ano letivo com as atividades remotas, os alunos estão realizando as atividades e, consequentemente, aprendendo. Os professores estão conseguindo fazer uso das novas tecnologias e das plataformas disponíveis para amenizar o distanciamento físico da escola”, afirma o diretor.

No Piauí, 179 escolas concluíram o processo de inscrição, sendo 134 escolas da rede estadual e 44 escolas das redes municipais. As comissões avaliativas foram construídas de forma paritária, considerando as orientações elencadas no edital nacional e na portaria estadual, bem como os instrumentais disponibilizados para o certame. Quem ficou com o segundo lugar na etapa estadual do prêmio foi o CETI, Dr. Fontes Ibiapina, também de Teresina, com nota 98,9. Em terceiro, foi a Unidade Escolar Joaquim Parente, de Bom Jesus, com a nota 98,5.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) premiará as 3 escolas vencedoras dessa etapa no próximo dia 13, a partir das 10h. O evento acontece de forma on-line e será transmitido pelo Youtube do Canal Educação.

Fonte: Seduc