A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) assinou um termo de adesão ao Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura. Nessa quarta-feira (2), dois representantes do órgão participaram do primeiro de seis encontros formativos que seguem no próximo ano.

“A gente vinha articulando com o Canal Futura, por meio da nossa Diretoria para Inserção no Mundo do Trabalho, desde o fim de 2019, para trazermos esse projeto para o estado. Nossa intenção é não apenas publicizar o Estatuto da Juventude, mas também oferecer recursos aos jovens para que possam se inserir no mercado de trabalho”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

O projeto disponibiliza um kit com um caderno pedagógico, coletânea de programas, publicações complementares e provocações lúdicas. O objetivo do Maleta Juventudes é “difundir e defender a cultura de direitos da juventude” com foco na divulgação do Estatuto da Juventude. Além de disponibilizar o material, o Canal Futura presta assessoria técnica aos órgãos e entidades que utilizam o material.

Além da Cojuv, entidades de juventude do Piauí parceiras da coordenadoria também aderiram ao projeto. São elas: Legião das Vanguardas das Juventudes (LVJ), Instituto Talismã, Instituto Solidários, Casa do Estudante, Grupo Afrocultural Coisa de Nêgo, Escola Pimenta de Cheiro, Grêmio Estudantil Liceu Livre (GELL), Grêmio Estudantil Solange Viana, VDC Crew, Instituto Avante de Juventude, Cáritas Arquidiocesana de Teresina e o Conselho Estadual de Juventude.

A Cojuv receberá uma Maleta Completa e as entidades parceiras receberão Maletas Básicas. A implementação será realizada por meio de um curso formativo, ministrado de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus. Serão cinco encontros on-line e um presencial, o primeiro foi nessa quarta.