A Cojuv participou da cerimônia de abertura da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres nesta sexta-feira (20). A campanha é internacional e começa no dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mas, no Brasil, a agenda começa no dia 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra.

Sendo assim, esta campanha tem 21 dias no país e não apenas 16. No Piauí, a programação é organizada pela Coordenadoria de Estado para Políticas para Mulheres (CEPM). E o objetivo é dialogar com a população sobre os diferentes tipos de violência que as mulheres sofrem, bem como, elaborar estratégias de enfrentamento à essas formas de violência.

A cerimônia de abertura ocorreu de forma online pelo aplicativo Zoom e contou com a participação de defensoras públicas, diversas representações de movimentos sociais feministas, a coordenadora da CEPM, Zenaide Lustosa e a deputada Rejane Dias. Sendo hoje o Dia da Consciência Negra, o evento teve foco na discussão do contexto da mulher negra no Piauí e das políticas públicas para elas.

A diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista, ressaltou a importância do fortalecimento da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência, para que elas se sintam seguras no momento de realizar a denúncia e que sejam acolhidas de forma apropriada.

“Na Cojuv, desenvolvemos algumas ações de enfrentamento, por meio do projeto Caravana Juventude Ativa, nas escolas do Estado. São oficinas e rodas de conversa sobre empoderamento feminino, a participação política da juventude nos espaços de poder em que enfatizamos a participação das jovens mulheres, o fortalecimento dos grêmios estudantis, assim como uma roda de conversa sobre este tema específico que é o enfretamento à violência sofrida por jovens mulheres”, disse Evangelista.