Adonias Freitas é professor de Linguagens na rede pública estadual de ensino e vem transformando vidas por meio da educação. O jovem, que cursava comunicação social, trocou a graduação para atuar na docência com o intuito de auxiliar outros jovens a planejarem seu futuro pessoal e profissional com entusiasmo e convictos das suas potencialidades.

Em 2018, o professor deu início a um projeto voluntário de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):  “É do portão para fora que a gente se resolve”. De forma leve e perspicaz, abordando não só conteúdos escolares, mas garantindo apoio nas questões emocionais, Adonias levou conhecimento a estudantes do interior do estado das cidades de Regeneração, Angical, Oeiras, e Tanque do Piauí. Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral Raldir Cavalcante, localizado na zona sudeste também foi palco da ação, que se somou ao Pré-Enem Seduc.

“Desde 2018, desenvolvo um projeto voluntário de revisões preparatórias para o Enem como uma estratégia de fortalecimento das aprendizagens que contribua para auxiliar estudantes, sobretudo no fim da Educação Básica, pois, nesse momento, existe uma tensão própria dessa parte do percurso, da trajetória. A ação tem o foco de preencher lacunas de aprendizagem, minimizar incertezas, vislumbrar caminhos e construir resultados satisfatórios a partir das vivências escolares. Trata-se de uma frente estratégica do trabalho, voltada à garantia do sucesso dos jovens, sem desconsiderar os desafios, as contradições e dissabores desse processo, constituindo-se numa iniciativa integradora, fortalecedora e empoderadora”, disse.

Um dos estudantes beneficiados com a ação é Luís Gustavo Alvarenga. Egresso da Unidade Escolar São Sebastião, em Tanque do Piauí, o jovem hoje é acadêmico do curso de Ciências Contábeis e para isso contou com o auxílio do professor Adonias. “O projeto contribuiu de tal forma que, além do aprendizado adquirido nos encontros presenciais, obtive motivação e um ânimo a mais para que eu pudesse buscar informações no ambiente externo, não somente na escola”, disse o acadêmico.

Em meio à pandemia, as aulas não pararam. Se utilizando de plataformas digitais, o professor continuou o seu projeto e alcançou estudantes de outros estado, como a Natiele Alves de Sousa, que reside em Manaus e participa das aulas preparatórias pela internet. “Agradeço pela oportunidade de ter participado desse projeto lindo que abraça os alunos, mesmo fora da escola. Então, minha percepção é que o projeto traz professores bastantes persuasivos, assim contribuindo para a facilitação da aprendizagem dos alunos. As aulas são bem estruturadas e fornecem uma boa compreensão para os participantes. Consegui aprender bastante”, declara.

Ampliando o seu campo de atuação, Adonias Freitas participa ativamente do Projeto Redação Nota 1000, cujo objetivo é capacitar professores para que possam treinar os estudantes e instigá-los a alcançar a nota máxima na redação no Enem.

O professor Adonias Feitas observa que, tendo em vista modificar as realidades em que os jovens da escola pública se inserem, as ações do projeto consideram as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, como caminhos necessários para que os estudantes alcancem os seus objetivos, dando consistência aos seus projetos de vida.