O comitê do Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí) reuniu, nesta terça-feira (9), empresários da construção civil para uma última discussão antes de definir o protocolo específico que definirá como será feito o retorno do setor às suas atividades. O documento dispõe sobre as medidas higienicossanitárias básicas e de precauções específicas, com foco na Saúde do Trabalhador, para conter a disseminação da Covid-19 no Piauí, tendo em vista a flexibilização das regras de isolamento social e reabertura das atividades não essenciais.

Durante a videoconferência, foi apresentado o sistema Pro Piauí no qual os empresários deverão cadastrar as suas empresas e seguir as recomendações acordadas. “As empresas devem treinar o seu pessoal e adequar todo o espaço físico dentro das normas do protocolo. Em seguida, devem enviar fotos pelo sistema de todas as modificações realizadas”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves.

O trabalhador, por sua vez, deverá responder a um questionário sobre sua condição física e realizar, diariamente, medição de temperatura com termômetro a laser ou outro sem contato físico antes de iniciar suas atividades laborais. Em caso de febre, deverá ser afastado de imediato. O protocolo contém todas as normas que devem ser seguidas para o retorno das atividades.

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, mediou a videoconferência e propôs um último encontro para a fechamento do protocolo específico da área. O comitê é composto pelas secretarias de Planejamento, Governo, Desenvolvimento Econômico, Saúde – por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, APPM, Prefeitura de Teresina, Ministério Público do Trabalho, representantes dos trabalhadores e dos empresários e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).